No Uruguai

Futebol feminino incentiva igualdade de gênero

02.06.17

Para promover no Uruguai o lançamento do projeto “Por el juego y por tus derechos: una transformación cultural a través del fútbol”, da ONU Mulheres, a Amém Uruguai assina a campanha "La garra Charrúa no tiene género", planejado e criado pela área especializada em comunicação e cidadania da agência.

A ideia é contribuir para a transformação cultural para alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das meninas, adolescentes e mulheres, por meio da promoção do futebol feminino.

A expressão uruguaia "garra Charrúa", bastante usada para caracterizar aqueles jogadores que colocam o "coração" nas partidas, está relacionada ao espírito dos índios que ocupavam o território onde hoje está o Uruguai.

"O futebol é um patrimônio cultural da sociedade uruguaia. E nós estamos ressignificando um conceito tão arraigado quanto o de 'garra charrúa', demonstrando que o sucesso não tem gênero", declara Julián Kanarek, diretor da Amén Comunicación Ciudadana.

O programa "La garra Charrúa no tiene género" irá oferecer vários workshops e sessões de formação sobre empoderamento feminino, liderança, saúde sexual e reprodutiva, e violência a 200 jogadoras de futebol.

Além disso, 3 mil meninas vão participar das Jornadas Regionales de Conmemoración de Fútbol Infantil, e profissionais serão treinados em gestão esportiva com perspectiva de gênero.

"O esporte é uma área que reflete os estereótipos e modelos de sociedade. Poder intervir aí, em valores, educação e igualdade, é um passo muito importante no sentido de avançar para construção de uma sociedade mais justa", declara Magdalena Furtado, coordenadora da ONU Mulheres no Uruguai.

Confira o filme que promove a campanha, abaixo.

Ficha Técnica:

Agencia: Amén
Director General: Ignacio Vallejo
Director General Creativo: Gabriel Lista
Equipo Creativo: Victor Calistro, Rafael Antúnez.
Director de Cuentas: Milena Guillot
Ejecutivo de Cuentas: Antonella Gallo