Nota de Falecimento

João de Simoni (Lôlo Ferracciù), aos 86 anos

21.11.23

João de Simoni Soderini Ferracciú, considerado por muitos o "pai marketing promocional", morreu nesta segunda-feira (20), aos 86 anos de idade.

Nascido em 5 de junho de 1937, natural de Capivari (São Paulo) e conhecido também como Lôlo Ferracciù, foi executivo de marketing, vendas e comunicações multidisciplinares da Willys-Overland, Ford, Chrysler e atuou na J. Walter Thompson (atual Wunderman Thompson).

Inclusive, o nome do chocolate “Lollo”, da Nestlé (que estava no portfólio da Thompson), foi uma referência ao apelido do profissional, segundo Marcelo Duarte, no "Guia dos Curiosos". O nome foi definido em uma reunião na agência, quando a equipe de criação descobriu o apelido de João de Simoni, que trabalhava no planejamento da área de promoções. "Lolo" foi colocado na lista de sugestões de brincadeira, mas, depois de uma pesquisa entre os consumidores, o nome “Lollo” ganhou e o profissional foi homenageado.

De Simoni deixou a J. Walter Thompson em 1978, para fundar o Grupo De Simoni Associados, com empresas com foco nas áreas de promoções, eventos e marketing de incentivo. Também foi um dos membros fundadores da Ampro (Associação de Marketing Promocional), da Academia Brasileira de Eventos e Turismo e foi membro da Academia Brasileira de Marketing (Abramark).

Também foi autor do livro “Promoção de Vendas – 40 anos de teoria e prática” (1999), reeditado em 2007 com o título “Marketing promocional – a evolução da promoção de vendas” pela Makron Books, além de coautor da obra "Gestão de Marketing", pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Lolo chegou até a atuar como jogador de futebol profissional, entre os anos de 1957 a 1959, pelo Palmeiras, clube do qual tornou-se diretor de planejamento, de 1971 a 1975.

O corpo de João de Simoni está sendo velado no Memorial Unidas, em Capivari. O enterro acontecerá às 16h desta terça-feira (21), no cemitério municipal da cidade.

Nota de Falecimento