arrow_backVoltar

Nota de Falecimento

Ronald Golias, esta manhã...

27.09.05

Faleceu nesta terça-feira, 27/09, às 05h30, por insuficiência de múltiplos órgãos, o ator, humorista e comediante Ronald Golias, que tinha 76 anos e estava internado desde o dia 08/09 na UTI do Hospital São  Luiz, no  bairro do Morumbi, em São Paulo.

Em maio de 2004, o humorista já havia sido submetido a uma cirurgia para implante de marcapasso. Dias depois, a uma outra para a retirada de um coágulo cerebral, após uma queda.


Golias, paulista, natural de São Carlos, nasceu no dia 04 de maio de 1929. Casado com Lúcia Golias, o comediante teve uma  filha: Paula.
       
Antes de iniciar a carreira artística, foi alfaiate, funileiro e participou  do grupo de acrobatas aquáticos Acqualoucos.

Golias atuou como humorista por mais de 50 anos. Na história do humor brasileiro, deixa sua marca como um dos mais conceituados, inteligentes e famosos comediantes.

Começou trabalhando na Rádio Nacional, onde conheceu Manoel
de Nóbrega, que impressionado com seu talento, resolveu contratá-lo para atuar também na TV.
       
Em 1956, Golias estreou como comediante em "A Praça da Alegria", programa comandado pelo próprio Manoel. Foi lá que ele lançou seu personagem de maior sucesso: o Pacífico, que se tornou famoso com o bordão "ô Cride".

Alguns de seus grandes sucessos na TV foram os programas "Folias do Golias", "Rio Te Adoro", "Bronco Total" e "Golias Show".

Em 1967, ao lado de Otelo Zeloni, Jô Soares, Renata Fronzi, Ricardo Côrte Real e Cidinha Campos, Golias protagonizou o humorístico "A Família Trapo", um dos maiores sucessos da televisão brasileira de todos os tempos. 

Anos mais tarde, em 1986, a "Família Trapo" originou o programa "Bronco".

Em  junho de 1990, Golias foi contratado pelo SBT e passou a participar do humorístico "A Praça é Nossa" e da "Escolinha  do  Golias", atuando ao lado de Nair Bello e Carlos Alberto de Nóbrega, filho do Manoel de Nóbrega.


Ultimamente, estava no ar, no SBT, aos sábados na "Praça" e aos domingos, ao lado de Moacyr Franco, no programa "Meu Cunhado", interpretando Bronco.


 O corpo do comediante sairá às13h30 do Hospital São Luiz e será velado a partir das 14h30 no Salão Nobre da Assembléia Legislativa de São Paulo (Av. Pedro Alvares Cabral 201, Parque do Ibirapuera).


O  cortejo sairá da Assembléia Legislativa na quarta-feira (28), às 9h30, diretamente para o Cemitério do Morumbi, onde será enterrado, às 11h.

Nota de Falecimento

/