Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Morre o fotógrafo Otto Stupakoff
O fotógrafo Otto Stupakoff morreu nesta quarta-feira (22), aos 73 anos.
O profissional fotografou personalidades como o presidente Richard Nixon, as atrizes Sophia Loren, Grace Kelly e Bette Davis, o ator Jack Nicholson e o escritor Truman Capote.
Trabalhou para revistas como Life, Vogue América, França e Brasil, Harper`s Bazaar, Life e Cosmopolitan. Seus trabalhos protagonizaram alguns livros, sendo que o último deles chama-se Otto Stupakoff e foi lançado pela editora Cosac Naify.
Estava vivendo em São Paulo, desde 2005, depois de muitos anos de trabalho fora do Brasil (quatro décadas).
Era considerado o primeiro fotógrafo de moda do nosso país, tendo dados seus primeiros cliques nos anos 1950.
Stupakoff nasceu na cidade de São Paulo, em 1935. Em 1965 , mudou-se para Nova York. Depois morou em Paris, retornando mais tarde aos Estados Unidos. Em seguida passou um tempo na Tailândia, onde permaneceu até voltar ao Brasil.
Foi um dos primeiros brasileiros a integrar o acervo do MoMa - Museu de Arte Moderna de Nova York.
Otto Stupakoff faleceu dias depois de encerrada uma grande exposição de suas obras no Centro Cultural do Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro.
Tinha seis filhos, cinco deles vivem fora do Brasil.
Comentários
rodrigo almeida - Otto foi o maior fotógrafo de moda brasileiro de todos os tempos. Um talento único e uma pessoa maravilhosa. Ele vai fazer falta.
Alisson Avila - o triste disso tudo é que o Otto estava bastante "abandonado" por todas as pessoas. Agora vão chover as homenagens... Claro que ele era um cara difícil, mas os verdadeiros artistas (pra não dizer pessoas geniais, como ele) são assim: consomem muita energia. Nossa vida zapping não nos permite mais isso: tudo o que é "complicado" nos incomoda e desistimos. Eu mesmo lamento, pois tínhamos um projeto de organizar todos os escritos dele que não saíram do papel. Quem sabe um dia... Beijos por vocês e continuem com este portal excelente.
Eduardo El Kobbi - Sou publicitário e tenho minhas origens no trabalho de 22 anos como fotógrafo para editoriais, still e moda. Assim divido neste momento triste com todos os que realmente amam a fotografia profissional, a perda daquele que certamente deverá se tornar uma lenda na história da fotografia brasileira. Um grande artista !! Eduardo El Kobbi
RODOLFO VANNI - Conheci Otto no Rio, ele andava com um Land Rover ou um Toyota cor areia. tinha esse jeito de nao ter Pátria, meio Indiana Jones, era um fotografo o mundo. Lembro que na Alcântara Machado fez umas fotos p/b pra mim e fiquei surpreso ao ver os negativos, eram quase transparentes! Lógico ele era da escola dos meios tons! cheios de sutilezas e reveladores dos defeitos epidérmicos dos personagens. Otto, amanha vou pegar minha Rollei 2.8, faço uma homenagem e mando pro Clube, mais como bem disse Alisson acima.... eh tarde demais.
cristina - li uma matéria maravilhosa sobre o Otto na revista Pasta. Foi ali que o conheci e passei a admirar. que descanse em paz.
.