Notícia Boa

2 bi de sacolas plásticas deixam de circular no Rio, em um ano

26.06.20

Nesta sexta-feira (26), a lei que restringe a distribuição de sacolas plásticas nos supermercados no Rio de Janeiro completa um ano.

No período, o meio ambiente foi poupado de dois bilhões desses descartáveis, segundo a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ). O número significa uma redução de cerca de 50% na distribuição de sacolas plásticas.

"No primeiro ano da lei, tínhamos a meta de reduzir em 40% a distribuição ao consumidor e já chegamos aos 50%. Em quatro anos, o objetivo é diminuir em até 70%, mas acreditamos que vamos conseguir isso bem antes", comenta Fábio Queiróz, presidente da associação.

O Rio de Janeiro foi o primeiro Estado a banir a distribuição de sacolinhas plásticas, com o movimento "Desplastifique Já!", lançado quando a lei entrou em vigor.

Com o mote "Use sacolas retornáveis. Desplastifique já! Supermercados do Rio e você, juntos pela redução das sacolas plásticas", o movimento propôs aos consumidores uma reflexão sobre o tema, orientando-os sobre o impacto do produto no meio ambiente e incentivando o uso de sacolas retornáveis.

Notícia Boa