arrow_backVoltar

Nova estrela do YouTube

Carolina Ferraz atende convite da plataforma e lança canal

22.10.19

Neste ano, o YouTube Brasil adotou um programa que amplia a oferta de conteúdo de sua plataforma. Notória por transformar anônimos em estrelas da internet, a empresa tem feito convites a figuras públicas que têm algum apelo no mundo da web mas que ainda não desenvolviam projetos no site. É o caso da atriz e produtora Carolina Ferraz que, aos 51 anos, lança seu canal nesta quarta-feira (23), que terá dois vídeos por semana.

Em agosto, Carolina foi sondada pelo YouTube para saber se ela teria interesse em ter conteúdo próprio na plataforma. A atriz tornou-se um meme com a frase “eu sou ryca” (grafada assim na forma que viralizou), disparada pela personagem Norma Gusmão, da novela “Beleza Pura” (2008). Isso a aproximou da internet. Ela só não imaginava que um dia faria vlog, como disse ao apresentar seu canal.

Fui procurada porque estava numa lista do YouTube, que quer pessoas diferentes fazendo conteúdo”, conta. Ela pensou durante uma semana o que poderia oferecer e decidiu que tinha de produzir vídeos com os assuntos que aprecia, seguindo seu estilo. “Sempre tem alguém melhor do que você: ou é mais bonito ou mais inteligente ou com mais habilidades. Só posso ser melhor naquilo que eu sou. Por isso, optei por fazer algo bastante pessoal”.

Fora da TV Globo desde 2017 e também do GNT, onde tinha um programa de culinária, que durou cinco temporadas, Carolina retoma em seu canal a vocação para a gastronomia. Os vídeos de segunda-feira terão quadros como “Na Cozinha com Carolina”, em que ela ensina a fazer algumas receitas. Às sextas, a temática será livre, mas já foram feitos muitos quadros pois, desde o convite feito pelo YouTube, a atriz se dedicou intensamente ao projeto. “Estou louca. Dá muito trabalho ser dona do seu conteúdo. Sei que vou errar bastante porque ainda tenho cabeça de TV”, afirma, reconhecendo que existem grandes diferenças entre as mídias.

Carolina reuniu um time de cinco pessoas, entre elas sua filha Valentina Ferraz, que morava em Nova York, onde se formou em matemática e economia. Ela é uma espécie de braço-direito da atriz e se prepara para estudar as estatísticas do canal que tem o nome da mãe. A equipe tem uma produtora executiva, Daniela Álvares, que viabiliza os planos de Carolina, que responde pela direção geral.

Na parte de temática livre, a atriz criou alguns quadros: “Carona da Cantoria”, que é uma homenagem ao "Carpool Karaoke", de James Corden, que já tem as participações garantidas de Preta Gil, Cleo Pires e Letícia Letrux; o “Acho Chique”, que falará de lifestyle e moda; e “Carolina Repórter”, em que investiga um assunto com mais profundidade, como cosmética verde. Haverá ainda viagens, como as que fez para a África do Sul e Argentina, e versões de músicas dos anos 80, cujos direitos adquiriu para fazer vídeos, como “Mania de Você”, de Rita Lee.

Sempre quis fazer outras coisas. Estou tendo a oportunidade de mostrar mais minha personalidade”, diz Carolina, que não teve apoio de marcas para realizar seus projetos. Tudo foi feito com um budget que ela estabeleceu antes de dar largada às produções. Mas ela declara estar abertas a parcerias. Para Carolina, o canal é um trabalho de tempo integral, embora não tenha abandonado a profissão. Ela diz que continua atriz, mas que está atenta às mudanças do mundo. "O futuro está nas pessoas criando seus conteúdos e sendo gestoras de seus projetos".

Mais figuras públicas

João Branco, gerente de parcerias de conteúdo de figuras públicas e top criadores do YouTube, explica que o programa tem uma lista dinâmica de personalidade. “É uma procura constante de pessoas com alguma demanda na plataforma”. Recentemente, a empresa anunciou o canal da jornalista Mariana Ferrão, que veicula no YouTube conteúdo focado em saúde mental e emocional.

Outras figuras públicas, como o YouTube prefere chamar, que foram convidadas pela plataforma a ter seus canais são os apresentadores Otaviano Costa e Ana Clara Lima e o surfista Pedro Scooby. A maior parte desses projetos deve estrear ainda neste ano. Para 2020, o programa continuará buscando nomes que podem se tornar possíveis criadores.

O YouTube oferece para essas personalidades suporte estratégico e técnico. Muitas vezes, as figuras públicas não costumam produzir conteúdo para o ambiente digital e, por isso, necessitam de orientação. Na parte estratégica, a empresa procura indicar melhores práticas, porém sem amarrar os projetos a formatos ou minutos, já que a proposta é dar liberdade de criação para esses nomes.

Lena Castellón

Nova estrela do YouTube

/