arrow_backVoltar

O Caso Celso Daniel

Série da Globoplay sai do forno

13.01.22

O sequestro e assassinato do então prefeito de Santo André, Celso Daniel, 20 anos atrás, se tornaram fatos bastante explorados e pouco compreendidos. Agora, a série original da Globoplay ‘O Caso Celso Daniel’ vai tentar ajudar o público a juntar os fatos e tirar suas próprias conclusões.

Produzida pelo Estúdio Escarlate, de Joana Henning, e dirigida por Marcos Jorge, a série de oito episódios entra na plataforma no dia 27 de janeiro, e terá dois episódios lançados a cada semana.

Quem sequestrou Celso Daniel? Por que ele foi morto? O documentário guia o espectador pelo emaranhado de informações conflitantes e pela guerra de versões que sempre envolveu o caso. Traremos luz aos fatos de um crime que sobrevive 20 anos na história política do país, com ricos depoimentos que convidam para uma imersão de dor e esclarecimento do trabalho realizado pelas autoridades, valorizando a informação acima das opiniões”, explica Joana.

Depois de dois inquéritos policiais, uma força-tarefa do Ministério Público, uma CPI, um julgamento, uma anulação de processo e sete condenações, a série ilumina os fatos e aborda a construção de narrativas que influenciaram a opinião pública, através de uma extensa pesquisa que durou cinco anos nos mais de 40 volumes do processo criminal.

A série traz depoimentos de mais de 30 pessoas, entre elas Fernando Henrique Cardoso, José Dirceu, Gilberto Carvalho, Mara Gabrilli, Eduardo Suplicy e Miriam Belchior, que foi casada com Celso Daniel, além de delegados, promotores, familiares e jornalistas que cobriram o crime.

Trata-se de um caso extremamente intrincado e complexo, além de muito delicado. Nosso maior desafio foi organizar a história ao longo do tempo e contá-la com a voz de quem a viveu na pele, de maneira clara, interessante e completa”, destaca Marcos Jorge. “Para isso, também utilizamos reconstituições dramatúrgicas e animações, solidamente ancoradas em depoimentos e documentos, para prover o espectador de tudo que ele precisa para entender este caso em profundidade”, ele finaliza.

 

O Caso Celso Daniel

/