O Espaço é Seu

Cannes Lions - Press: dicas para inscrição de peças (Guilherme Jahara)

19.06.15

Estou no maior festival de criatividade (e publicidade) do mundo, o Cannes Lions, como jurado da categoria Press. E aí, resolvi escrever umas coisinhas que nunca me deram a dica mas que podem ser legais para você que me lê, publicitário criativo ou produtor.

‘Tá vendo as fotos aí abaixo? Tem um aparelho Motorola que escaneia cada código de barras em cada peça. E é nele que se vota (de 1 a 9). Só escaneando a peça você pode votar. O código é essencial.

E esse código de barras fica num adesivinho de cerca de uns 7 ou 8 cm de comprimento e 2,5 cm de altura, e é colado diretamente naquela print linda que você (ou sua agência) mandou imprimir e que gastou uma boa grana nisso. Todas as peças ficam dentro de pastas e, lá nas pastas, as peças ficam dentro de plásticos.

Bem, duas coisas: primeiro, continue imprimindo com qualidade, mas também não adianta perder noites pensando no tipo de papel, gramatura etc. Mesmo os melhores ficam menos legais por causa da pasta plástica. Perdem a textura, essas coisas todas que diretor de arte adora.

Segundo: todo mundo manda as provas no formato máximo permitido. Beleza. Só tem um problema: o tal adesivinho do código de barras, que vai ser colado bem em cima da print.

Então, (hashtag) fica a dica: se quer imprimir 60 x 40 como é o tamanho máximo (é isso aproximadamente), imprima deixando uma “safe-area”, como uma borda branca, de uns 5 cm e o anúncio lá dentro. Aí não se perde nada. Aliás, melhora, porque o adesivo ficará colado sempre na borda, não em cima do anúncio em si.

Sacou?

Pois é, anos de Cannes e nunca me contaram essa. A gente acaba sendo “burro” ao não contar com o adesivo em cima do layout.

Fiz um rough do que é melhor para impressão. Viu aí? Entendeu? Mostra pro produtor da agência.

2016 vem aí, ué.

Abraços,