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Operação Madonna

O show, as marcas, a transmissão

02.05.24

Não se fala em outra coisa: o show de Madonna no Rio. Com a diva pop hospedada no Copacabana Palace desde a segunda-feira, 29, o nível de ansiedade dos brasileiros em torno da apresentação gratuita na praia de Copacabana, neste sábado, 04, está na altura do Cristo Redentor. Chega a lembrar o tempo em que o país não recebia grandes estrelas da música. A comoção do momento pode remeter à vez em que Frank Sinatra esteve exatamente no Rio, em janeiro de 1980, sendo visto por 175 mil pessoas no Maracanã, um recorde.

O show em Copacabana será o encerramento da turnê “The Celebration Tour”, em que Madonna, 65 anos, revisita 40 anos de carreira. Para esse espetáculo foi mobilizado um verdadeiro exército, entre produção de show - a cargo da Bonus Track -, transmissão - pela Globo, pelo Multishow e Globoplay -, estrutura da cidade, equipe da artista. Só no Copacabana Palace, para receber o time da cantora, foram reservados 90 quartos. Em janeiro de 1980, Sinatra, então com 64 anos, se hospedou no Rio Palace com uma comitiva de 25 pessoas.Blue Eyes” foi um acontecimento para aquele Brasil. A “Material Girl” é um acontecimento para o Brasil atual.

Para esta apresentação, a quarta da diva pop no país (a artista fez shows em 1993, 2008 e 2012), foi montada uma “Operação Madonna, como consta de documento da prefeitura do Rio e do governo do estado que detalha o plano para montagem do espetáculo e segurança do evento. Ele vale da segunda-feira 29 (dia em que Madonna desembarcou na cidade) até a segunda-feira 06. Afinal, também é preciso desmontar toda a estrutura preparada para a "The Celebration Tour in Rio", nome do show derradeiro da turnê, que vem acompanhado do mote “The biggest dance floor in the world”.

Não à toa. Pelas projeções, Copacabana receberá 1,5 milhão de pessoas. A celebração pelo Ano Novo, na mesma praia, na virada de 2023 para 2024, teve um público de pouco mais de 2 milhões, segundo cálculo do governo do estado.

A estimativa de movimentação econômica com a passagem da cantora pelo Rio, conforme a “Operação Madonna”, é de R$ 300 milhões.

O Itaú é o patrocinador másterapresentando o espetáculo. A instituição é a responsável pela vinda da turnê para o Brasil, um esforço que marca a comemoração pelos 100 anos do banco.

Heineken entra como patrocinadora. Governo, prefeitura, Deezer, Eventim, Absolut e Stanley são apoiadores da turnê no Brasil.

Da campanha para o palco

A expectativa do público de ver mais uma vez Madonna em palco brasileiro surgiu desde que ela protagonizou um filme da campanha Feito de futuro”, do Itaú com a Africa Creative, em fevereiro, pelos 100 anos da marca. A participação da estrela na comunicação vinha sendo discutida no final de 2023. Mas tudo foi tratado com muito sigilo.

Poucas semanas depois da estreia do comercial, vieram as primeiras informações sobre o possível show. No fim de março, ele foi confirmado. No Instagram, um post do banco dizia: “Itaú atende ao pedido dos fãs brasileiros e traz Madonna para o Brasil". Isso veio acompanhando de um vídeo com a artista dizendo que estava vindo ao país.

Vale traçar mais um paralelo com o histórico show de Frank Sinatra. As primeiras conversas para trazer o cantor ao país ocorreram a partir da filmagem de um comercial para o uísque Passport, com criação da Artplan. Roberto Medina, comandante da agência, tinha feito as tratativas para conseguir Sinatra estrelando a campanha, o que já foi desafiador, e depois se empenhou para levá-lo ao Rio. Foram dois anos para fechar o contrato. Em entrevista para o W/Cast, podcast de Washington Olivetto, Medina contou que a verba que tinha era de US$ 1 milhão para cinco shows no Rio. Em valores atualizados, seria perto de US$ 3,8 milhões. Em meio as negociações, segundo Medina, veio uma oferta de São Paulo para uma única apresentação por US$ 20 milhões. Mas Sinatra preferiu cantar no Maracanã e foi assim que A Voz veio para o Brasil pela primeira vez.

Valores

De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, para a apresentação deste sábado, o cachê de Madonna é de pouco mais de R$ 17 milhões. Esse é o valor que consta em uma planilha enviada para o governo do estado pela Bonus Track.

Na mesma matéria, constam outros valores: o transporte de “carga internacional (que pode ser entendido como os equipamentos e a estrutura do show) saiu por R$ 20 milhões e a conta do hotel foi estimada em R$ 4,85 milhões.

O governo do estado entrou com mais R$ 10 milhões, mesmo montante investido pela prefeitura. De acordo com reportagem do Valor, o orçamento total para o show é de R$ 59.908.437,50, conforme documento enviado pelo governo para a Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do RJ, a Funarj.

Para entender melhor o tamanho da “Operação Madonna”, seguem números, dados e outras informações relativas à apresentação, de acordo com a Bonus Track, prefeitura e o governo:

- A Bonus Track, que tem como sócios Luiz Oscar e Luiz Guilherme Niemeyer, assina toda a produção do show no Brasil (internacionalmente, quem responde é a Live Nation). Áreas especiais ou camarotes são responsabilidades das marcas patrocinadoras.

- Há cerca de 4 mil profissionais trabalhando na produção brasileira.

- São 270 toneladas de equipamentos. Isso inclui cenografia, vestuários e até equipamentos de ginástica. Eles foram transportados em três aviões.

- O palco tem o dobro do tamanho do usado ao longo da turnê: 812 metros quadrados. São 24 metros de frente e pé direto de 18 metros. Madonna tem três passarelas para andar e dançar. A central tem 22 metros de extensão e as laterais, 20. Essa estrutura está sendo construída com 2,40 metros de altura do chão.

- São 18 torres grandes que vão distribuir o som pela orla. Para a segurança, são 65 torres de observação.

- O efetivo policial é composto por 3,2 mil PMs, 1.500 policiais civis, 800 bombeiros (incluindo guarda-vidas), 64 viaturas da PM e 4 drones, sendo 2 com reconhecimento facial. Os bombeiros têm mais 2 drones para vistoriar pontos de acesso ao evento.

- Estão reservadas 30 ambulâncias UTIs móveis.

- Na limpeza, estão escalados 1.518 garis. Estão programados 15 pontos de coleta seletiva e 1.500 conteineres de 240 litros. Serão instalados 550 banheiros ao longo da orla.

- Fazem parte da conta 170 voos extras entre 01 e 06 de maio, saindo de 27 destinos.

Na telinha

Na abertura de "The Celebration Tour in Rio”, estará o DJ norte-americano Diplo. Ele sobe ao palco às 20h para um set com curadoria de músicas brasileiras. Amante do funk carioca, Diplo já trabalhou com artistas como Deize Tigrona, Pabllo Vittar, Anitta e Bonde do Rolê. O início do show de Madonna está marcado para 21h45.

Quem não estiver nas areias de Copacabana poderá ver a estrela pop pelas telas da Globo, do Multishow e do Globoplay - com sinal liberado para não assinantes. A Globo irá fazer uma transmissão multiplataforma, que terá Kenya Sade e Marcos Mion no comando. Nos bastidores estarão Marcus Majella, Laura Vicente e Gui Guedes.

O desenho de captação do show está sendo concebido pela Globo em parceria com Jonas Akerlund, colaborador de longa data da cantora. Ele foi o responsável pelo comercial com Madonna na campanha do Itaú e a dirigiu no clipe “Ray of Light”. A transmissão tem direção geral de Pedro Secchin, produção executiva de Valesca Campos e produção de Maria Garcia e direção de gênero de Raoni Carneiro.

A transmissão pela Globo tem patrocínio de Itaú, Heineken e Nivea, com cotas cujos valores (de tabela, sem descontos) chegam a R$ 20,8 milhões.

O show será dirigido de uma unidade móvel e captado por mais de 30 câmeras. "A Globo tem tradição na exibição de grandes eventos. Temos uma estrutura e um time de altíssimo nível, com equipamentos avançados que atendem a todas as demandas técnicas para uma cobertura desse porte”, declarou Raoni.

Maria Garcia contou que mais de 200 profissionais estão envolvidos no projeto, incluindo equipes de logística, figurino e caracterização. “É uma megaestrutura local, com TV compound temporário que compreende camarins, salas de operação, caminhões satélite e geradores – e mais outra distribuída na emissora. Tudo isso apoiado por equipamentos de tecnologia para o broadcast", detalhou.

No jornalismo, a cobertura já começou. Desde a chegada de Madonna ao Rio, a Globo acompanha sua movimentação pela cidade por meio de jornais locais e de rede. No sábado, além de flashes na programação, o RJ2 será apresentado diretamente de Copacabana.

A GloboNews também acompanha a agenda da cantora desde a chegada. Durante o show, o canal terá um repórter na areia e outro em um ponto estratégico, com vista de toda a praia. Antes do espetáculo, às 16h30, será exibido o especial “Efeito Madonna”, que vai mostrar como a artista segue mobilizando multidões pelo mundo, além de abordar sua importância política e sua influência artística. Entre os entrevistados, estão as cantoras Luísa Sonza, Luiza Possi e Daniela Mercury; Cecília Madonna Young, escritora, fã da cantora e filha de Fernanda Young; e Luiz Oscar Niemeyer.

No G1, além da cobertura do evento, haverá reportagens especiais como os figurinos da turnê, looks icônicos da cantora, infográfico sobre 40 sucessos e pessoas que representam os 40 anos de carreira da artista e um conteúdo interativo sobre que hit Madonna lançou no ano que a pessoa nasceu. O gshow também preparou conteúdo especial e fará a cobertura geral da apresentação.

As marcas com Madonna

O Itaú ofereceu benefícios para clientes e realizou promoções ativando o patrocínio. O banco lançou uma ação nacional, “Vai de Itaú pra Copacabana, para clientes concorrerem a uma experiência exclusiva. Ela levará centenas de pessoas para o Espaço Itaú, ambiente da marca criado em frente ao palco. A área não terá vendas de ingressos, sendo reservada a clientes, colaboradores e convidados da marca.

O Itaú está apresentando o maior show aberto ao público da história do Brasil e o maior da carreira de uma das personalidades mais populares do mundo. Tamanha grandiosidade se reflete nos esforços que buscamos para garantir que todos os brasileiros tenham uma experiência única, memorável e inesquecível. Além de viabilizarmos o único show gratuito dessa turnê, estamos apoiando a transmissão em rede aberta para aqueles que preferem ver o espetáculo de suas casas e descontos e benefícios exclusivos para clientes que querem estar presentes nas areias da ‘maior pista de dança do mundo’, em Copacabana”, declarou, em comunicado, Eduardo Tracanella, CMO do Itaú Unibanco.

A instituição criou descontos com parceiros para que clientes possam se deslocar e se hospedar no Rio. Para passagens aéreas, o banco negociou com a Azul a oferta de até 30% de desconto para voos que tenham o Rio como destino ou origem - ação que vai até esta sexta-feira, 03. O banco ofereceu ainda cupom de desconto de R$ 300 em reservas feitas na Decolar por meio de cartões de crédito Itaú.

Para transporte terrestre, a marca e a ClickBus disponibilizaram descontos de 20% para viagens realizadas entre esta quinta-feira, 02, e a segunda, 06, também com destino ou origem ao Rio. E, para hospedagem, a parceria foi com a rede Let’s Atlantica, com descontos de até 50% em hotéis selecionados.

Outro acordo firmado pelo Itaú foi com o McDonald's. O banco e a rede de fast food criaram o combo Itaú + Méqui (Big Mac e uma bebida de 500 ml) por R$ 16,90. É um desconto de 50%, disponível no sábado em lojas físicas, drive thru e delivery. Também haverá descontos em ofertas como Big Tasty, cheeseburger e queijo quente.

Por sua vez, a Heineken terá 600 ambulantes distribuídos pela orla. Além da cerveja Heineken, serão vendidas Heineken 0.0, Amstel e Amstel Vibes, todas do portfólio do grupo. Na área vip, a empresa terá bares nas tendas do evento. Serão distribuídos mil leques confeccionados especialmente para “The Celebration Tour in Rio”.

A marca de cerveja terá ainda um catamarã exclusivo para 75 convidados, posicionado para ter uma visão especial do palco. Toda a ação conta com a parceria da Atenas, agência responsável pelo planejamento, criação e execução da plataforma Green Your City e de ações de cultura e sustentabilidade da Heineken no Brasil.

Na parte de comunicação, a Heineken também valorizou o patrocínio, dando boas-vindas para a cantora por meio de peças para OOH espalhadas pela cidade - e que foram criadas pela LePub. Ativações estarão nos aeroportos do Galeão e Santos Dumont, em painéis de mídia, outdoors, relógios digitais e pontos de ônibus, todas personalizadas com artes referentes à presença da marca no show.

Já a Deezer irá reforçar seu posicionamento de ser uma plataforma de experiências musicais com uma promoção que levará superfãs da cantora para o Rio. Superfãs são os que mais dão play na Madonna na plataforma de streaming. A empresa também realizou um sorteio entre usuários para dar ingressos com acesso à área da marca no evento. O resultado será divulgado na véspera do show. A empresa realizará ativações e ações especiais durante o evento.

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