Panela Cheia

Entidades apresentam campanha nacional contra a fome

06.04.21

As entidades Cufa (Central Única das Favelas), Gerando Falcões e Frente Nacional Antirracista apresentam o movimento Panela Cheia, que pretende arrecadar dois milhões de cestas básicas para distribuir para pessoas em situação de vulnerabilidade no Brasil.

Neste site, é possível selecionar a instituição para qual o interessado gostaria de fazer uma doação: Cufa (projeto "Mães da Favela") ou Gerando Falcões (projeto "Corona no Paredão"). O valor arrecadado será utilizado para a compra de cestas básicas, que serão distribuídas pelas instituições às comunidades.

Um dos objetivos da união das entidades para o movimento, que também conta com apoio do UniãoSP e da Unesco, é buscar mais participação dos empresários. O UniãoSP está entrando com a expertise de mobilização empresarial.

A iniciativa está sendo promovida por meio de campanha criada pela Africa, que inclui um videoclipe (assista abaixo) da música-tema, produzida por Simoninha e Jair Oliveira, e que traz a mensagem: "Fome mata. Panela cheia salva".

Gravaram participações especiais artistas como Alcione, Péricles, Fernanda Abreu, Maria Rita, Naiara Azevedo, Carlinhos Brown, Dudu Nobre, Zeca Pagodinho, Lexa e Vanessa da Mata.

Segundo pesquisa do Instituto Locomotiva/Data Favela, quase sete em cada dez (68%) pessoas que vivem em comunidades no Brasil tiveram piora em sua alimentação em 2021. A média de refeições diárias nestes locais é de menos de duas (1,9) e 68% dos moradores afirmam que, ao longo de 15 dias, em ao menos um faltou dinheiro para comprar comida.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em setembro de 2020, 10 milhões de pessoas estavam em situação de "insegurança alimentar grave".

"Este número é bem pior hoje em dia. Estamos chegando perto de uma calamidade porque a pandemia fez piorar ainda mais uma situação que já era gravíssima. A sociedade precisa ter visibilidade disso e agir rapidamente", defende Preto Zezé, presidente global da Cufa.

"Precisamos de toda a sociedade sensível ao tema e trabalhando junto para solucionar o problema da fome”, ressalta Eduardo Lyra, criador e CEO da Gerando Falcões.

Leia anteriores, sobre projetos que se propõem a ajudar a população em situação de vulnerabilidade em meio à pandemia, aqui, aqui aqui.

Ficha Técnica:

Título: Panela Cheia Salva

Agência: Africa

Anunciante: CUFA, Gerando Falcões e Frente Nacional Antirracista / apoio União SP e colaboração Unesco

Produto: Institucional

Duração: 60”

Diretor Geral de Criação: Sergio Gordilho

Diretores de Criação: Erico Braga e Pedro Bullos

Redator: Pedro Bullos

Diretor de Arte: Cortez Pereira

Produção/agência: Rodrigo Ferrari, Patricia Gaglioni

Atendimento: Raphael Vandystadt, Raquel Veríssimo