arrow_backVoltar

Perfis Digigráficos

DM9 apresenta estudo sobre consumidor na web

08.02.12

A DM9DDB apresenta estudo inédito, chamado "Perfis Digigráficos", em classifica o consumidor em ambiente digital (confira aqui).


A pesquisa aponta que as mudanças trazidas pela internet pouco ou nada têm a ver com sexo, idade ou classe social, mas sim com três outros critérios: quanto e como as pessoas utilizam os recursos e equipamentos de tecnologia; quais são as intenções que elas têm ao consumir os diversos produtos digitais e, principalmente, quanto os recursos digitais servem para moldar sua própria identidade.


Com base nestes novos critérios, a DM9 chegou a cinco perfis de consumidores digitais.


O primeiro é o grupo dos "Imersos", pessoas que tiveram parte de sua identidade definida a partir da tecnologia. Com ela, conseguiram “se encontrar”, definir melhor seus interesses e estabelecer melhores vínculos com o mundo. Suas personalidades e identidades foram definidas pela era digital.


O segundo perfil é dos "Ferramentados", aqueles que recorrem à tecnologia para agilizar as tarefas, mas não a idolatram. A tecnologia os ajuda nas tarefas cotidianas, facilita suas vidas, mas eles não dependem dela nem são definidos por ela.


O terceiro grupo abriga os "Fascinados", consumidores que querem parecer modernos e tecnológicos. Para eles, computadores, gadgets e hábitos da era digital são ícones da modernidade – e consumir essas novidades os ajuda a atestar que são antenados.


Já para os "Emparelhados", a tecnologia é fundamental para pôr em prática os seus projetos da vida. Eles enxergam a tecnologia como a grande companheira para fazer o dia a dia acontecer. Sem ela, a vida fica extremamente complicada. Para este grupo, as máquinas são como uma extensão do seu corpo, potencializando suas capacidades humanas.


Por fim, os "Evoluídos" têm no universo das máquinas e da tecnologia seu habitat. São as crianças e os adolescentes que já nasceram adaptados e estão crescendo no mundo digital. Não conheceram o mundo pré-digital. 


O documentário com o estudo aparece dividido em seis episódios  e, além da classificação de cada perfil digigráfico, os vídeos trazem análises dos especialistas da DM9 e dos profissionais da Vox Pesquisas, contratada pela DM9 no processo de investigação do estudo. 

Perfis Digigráficos

/