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Pezinho

Netflix e Nubank investem em ‘Wandinha’ e criam personagem exclusivo

30.07.25

Mãozinha é um dos personagens mais conhecidos da Família Addams e promete ser um dos destaques da segunda temporada da série “Wandinha”, da Netflix, que estreia no dia 6 de agosto. Com inspiração na produção, o Nubank apresenta ao público um personagem que até poderia fazer parte da história, mas que foi criado pelo time criativo da fintech, o Pezinho. Ele é um dos protagonistas da nova campanha da marca, lançada nesta quarta-feira, 30.

Vale explicar que Pezinho é um dos protagonistas porque o próprio Mãozinha entra na comunicação, resultado da primeira parceria da marca com a Netflix. Ela dá largada com um filme de quase três minutos disponível no digital (veja mais abaixo). A campanha será veiculada em diferentes formatos, passando pelo streaming – com patrocínio e Pause Ads na Netflix –, pelas redes sociais e pela TV, com ações pontuais na chamada do Jornal Nacional (previstas para o dia 4 de agosto).

Outros filmes curtos também fazem parte da estratégia de comunicação (serão sete, ao todo). As peças vão abordar diferentes produtos do Nubank e serão exibidas ao longo da segunda temporada de “Wandinha”. Além disso, um ponto de ônibus na avenida Paulista 900, em São Paulo, será transformado pelo Pezinho. Quem passar pelo endereço poderá conferir um ambiente interativo, com telas e uma réplica desse personagem exclusivo da marca.

O projeto com a Netflix consolida a presença do Nubank no território de séries e filmes, que já conta com ações envolvendo os universos de “House of the Dragons”, Friends e “The Last Of Us”, e outras estreladas por Tom Felton e Leslie David Baker.

Nossa intenção é nos conectarmos com o território da paixão, disse Isabela Abbês, diretora de marketing do Nubank.

Campanha para dois países

Ao fazer a parceria com a Netflix, o Nubank já mirava “Wandinha”. O insight para a criação de Pezinho veio da análise de expressões brasileiras. A palavra “pé” faz parte de uma série de jargões, como “pé de meia” ou “fazer com um pé nas costas”. Também em espanhol se percebe o uso de expressões que abordam o pé.

Por que espanhol? Porque a comunicação terá veiculação não apenas no Brasil como no México. Essa é a primeira campanha da empresa feita para os dois países. Por aqui, o Nubank possui mais de 104 milhões de clientes. No México, mais de 11 milhões. Lá, o personagem se chama Piesito.

Na Netflix, as marcas encontram audiência engajada e apaixonada e também descobrem formas criativas de se integrar de maneira autêntica ao conteúdo que nossos fãs amam”, afirmou Leo Khede, diretor sênior de publicidade da plataforma para a América Latina. Ele mencionou a colaboração com o Nubank como uma maneira de enriquecer a experiência dos assinantes “ao combinar entretenimento com mensagens relevantes”.

Mas quem é o Pezinho?

Com apoio da equipe de marketing criativo para parcerias de marca da Netflix, o time criativo do Nubank desenvolveu toda a história do Pezinho – que será contada em um site a ser lançado pelo banco. O visual e o roteiro da campanha foram aprovados pelo diretor Tim Burton. A estética e a linguagem são fiéis à série. “’Wandinha’ tem um fandom muito claro”, ressaltou Isabela.

No primeiro filme, Pezinho tem sonhos de ser ator, inspirado por seu ídolo, o Mãozinha. Apesar de enfrentar rejeições, a sorte do personagem muda ao descobrir o Nubank. Com a ajuda das ferramentas da instituição – como Caixinhas, Cartão e Pix no Crédito –, ele transforma sua vida e se torna um influenciador financeiro de sucesso. Esse é um dos passos – com perdão da palavra – para atingir seu ambicioso projeto de ser ator.

O filme é produzido pela Iconoclast e tem direção de Gandja Monteiro e Sabrina Duarte. Gandja dirigiu dois episódios na primeira temporada de “Wandinha” e também é reconhecida por seu trabalho em séries como “Paradise”, “Agatha Desde Sempre” e “The Witcher”. Ela foi anunciada como nova integrante do time de diretores de cena da Iconoclast.

A campanha teve a participação de Victor Dorobantu, ator oficial do Mãozinha na série da Netflix. O maquiador vencedor do Emmy, Tristan Versluis, responsável pela concepção do Mãozinha em "Wandinha", também participou da criação e desenvolvimento do Pezinho.

A gravação foi realizada em estúdio em São Paulo, com cenas externas no centro da capital. Elas foram captadas de forma a lembrar também a Cidade do México.

"Traduzir minha experiência em ficção para o formato publicitário foi um exercício sinérgico. Condensar emoção e narrativa em poucos minutos me mostrou que, mesmo em uma campanha de marca, é possível imprimir uma visão autoral quando há espaço para invenção e afeto", declarou Gandja. “A publicidade também pode ser território poético", completou.

Gandja abordou os desafios de “humanizar” o personagem. Afinal, como o Pezinho poderia expressar diferentes emoções? Foi preciso boa dedicação para encontrar um gradiente que permitisse explorar mais os sentimentos do Pezinho, que foram interpretados por dois PCDs – Daniel Ferreira e William Alves – que usam seus pés como se fossem mãos.

A diretora observou ainda que, do time envolvido com a produção, 80% são mulheres.Filmar no Brasil foi especial. Não só pela parte técnica, que esteve muito afiada, mas pelo calor e pelo jeito brasileiro”, revelou.

Mãozinha

O personagem Mãozinha protagoniza outra campanha exibida no Brasil. Ele é a estrela de uma campanha do Guaraná Antarctica, assinada pela CP+B, que também está vinculada à segunda temporada de "Wandinha".  A marca retoma o famoso jingle "Pipoca com Guaraná", criação da DM9 na década de 1990. No novo filme do refrigerante,  Mãozinha aparece preparando um snack para "maratonar" a série. "Horror é pipoca sem Guaraná", conclui a letra repaginada da música.

Ficha Técnica

Brasil

Nubank Creative Hub BR

Creative Strategy Director - Tiago Lara
Head of Creative Hub - Isabelle de Vooght
Creative Lead / Copywriter - Vitor Barbato
Creative Lead / Designer - Bianca Solha
Copywriter - Andressa Cruz
Designer - Gabriel Moniz
Creative Strategists - Gabriel Guerra, Matheus Sampaio
Creative Ops - Fernanda Kochi
Producer - Guilherme Gaggl
Media - Aline Velha, Carolina Lopes, Elaine Endo, Thiago Kanada (W+K), Monica Bacelar (W+K)
Communication - Natalia Zonta, Nicole Cassiano, Giselle Mendes, Leticia Baptista, Erika Paixão, Igor Almeida, Victor Curcio (Burson)

Nubank Marketing BR

CMO - Juliana Roschel
Marketing Sr. Director - Isabela Abbês
Marketing Sr. Manager - Felipe de la Rosa
Marketing Manager - Carolina Souza
Marketing Specialist - Estevão Reis

Netflix BR

Diretora de Parcerias de Marcas da Netflix Brasil: Fernanda Guimarães
Líder de Criação em Parcerias de Marcas da Netflix para América Latina: Daniela Albuquerque
Gerente de Parcerias de Marcas da Netflix Brasil: Ana Maria Villar
Gerente de Criação em Parcerias de Marcas da Netflix Brasil: Beatriz Pascon
Gerente de Produção Criativa em Parcerias de Marcas da Netflix Brasil: Laís Papi

Mexico

Nubank Creative Hub MX

Head of Creative Hub - Gabriel Berta
Copywriter - Diana Haro, Alejandro Faes
Designer - Tatiana Rico, Sarah Escalante
Producer - Ana Lusthoff
Media - David Vega, Sergio Zimerman, Maryhanna Tort
Communication - Adriana Botello, Paola Abreu

Marketing MX

CMO - Daniel Rojas
Marketing Director - Paulina Juaristi
Marketing Sr. Manager - Emmanuel Romero
Marketing Manager - Paola Garcidueñas
Marketing Specialist - Constanza Alvarado Bernard
Marketing Senior Analyst - Ileana Suárez

Netflix MX

Manager Creative Strategist Marketing Partnerships, Mexico: Jenn Romero
Senior Manager Integrated Marketing and Brand Partnerships, Mexico: Denise Sierra
Senior Client Sales Partner, Mexico: Maria Bardellini
Marketing Planning Manager, LATAM: Andrea Arellano

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