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Piii!.

Anatel condena InteligWeb

07.07.10

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) condenou o InteligWeb, discador de internet da Intelig que distribui prêmios como forma de estimular internautas a passar mais tempo conectados à rede.

O discador é um programa que estabelece a conexão entre o computador do usuário e a internet por meio de uma chamada telefônica.

O InteligWeb criou uma moeda virtual, o Piii!. A cada hora conectado à internet discada, o internauta ganha 0,30 Piii!. Seis horas de conexão diária dariam R$ 62,55 mensais.

Segundo as operadoras concorrentes da Intelig, os internautas podem trocar seus créditos por produtos em lojas credenciadas, como Tok&Stok, Submarino, Americanas.com, Carrefour, Extra e Pão de Açúcar.

Esse modelo de negócio estimulou o surgimento de assinantes de telefonia fixa, que passaram a adquirir novas linhas só para deixá-las conectadas via InteligWeb.

Há clientes residenciais que têm uma centena de linhas só para essa finalidade, o que obriga concorrentes da Intelig a pagar por isso.

Na Oi, por exemplo, grande parte dos clientes passou a se conectar à internet pelo InteligWeb. O consumidor chama o telefone do provedor da Intelig pagando só uma ligação local à Oi. Mas, para chegar ao provedor, a Oi precisa acionar a rede da Intelig, pagando uma tarifa chamada "interconexão".

Nas chamadas telefônicas, essa tarifa é cobrada sempre que um cliente de uma operadora chama um número de telefone da concorrente. Quando isso ocorre, a operadora que chama tem de pagar R$ 0,03 por minuto à que recebe a chamada.

Somente a Oi perdeu cerca de R$ 20 milhões por mês nos últimos três anos em tarifas de interconexão pagas à Intelig devido ao InteligWeb, segundo apurado pela Folha de S.Paulo. Telefônica, CTBC e Sercomtel também foram afetadas.

Para evitar essa "sangria" de receita, a Oi fez uma reclamação à Anatel, há cerca de dois anos.


Agora, a Intelig terá de informar no site que essa prática foi reprimida. E suas concorrentes não precisarão pagar pela interconexão a partir de março de 2010 desde que comprovado o "abuso".

A Intelig diz que está analisando o processo. Cabe recurso.


Comentários

Diogo -  Eu acho isso uma grande agressão ao cidadão brasileiro, o consumidor, sempre sai prejudicado. Agora que conseguiram fazer um projeto onde o consumidor poderia levar uma vantagem eles "as empresas grandes" querem acabar com tudo. Essa Oi paga até pouco perto dos transtornos que causa aos clientes. Claro né que com a ajuda política que ela recebe lógico que um órgão fraco como a ANATEL não teria muito o que fazer. AFINAL!? QUEM ESTÁ DO LADO DO CONSUMIDOR!? O CIDADÃO NÃO TEM DIREITO A NADA!? ESSA EMPRESA FATURA MILHÕES, ISSO É ABUSO!


Tiago -  Era mais fácil a Oi entrar em acordo com a Intelig para reduzir essa taxa de minuto antes de tomar uma providencia como esta. Concordo com a atitude da Oi de exigir alguma atitude devido ao dinheiro perdido (20 milhões em 3 anos sai R$720.000.000,00 de prejuízo!!), mas não concordo em cancelar o serviço. O cidadão tem não tem culpa pela tarifa cobrada pela Intelig e de modo algum poderia sair prejudicado com tudo isso.


 


 

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