arrow_backVoltar

Pub Museums

Heineken quer ajudar a preservar a história de bares irlandeses

24.04.24

Para ajudar a evidenciar o valor e a importância dos pubs irlandeses, considerados ícones culturais mundialmente, a marca de cerveja Heineken está transformando esses locais em museus virtuais, a fim de ajudar a preservar as suas histórias e de suas comunidades.

Criada pela LePub e Publicis Dublin, a campanha "Pub Museums" faz com que os estabelecimentos participantes se tornem um museu virtual, exibindo artefatos históricos, audioguias e até lembranças.

Uma placa na entrada do pub informa "This pub is a museum". Ao digitalizar um QR Code colocado na peça, os clientes são transportados para uma experiência virtual, onde é possível descobrir a história de cada pub. Uma sobreposição de realidade aumentada conta histórias e lendas locais sobre cada bar, recriando a experiência de se estar em um museu tradicional.

A navegação interna junto com a geolocalização dos pubs foi combinada com o treinamento de um modelo para reconhecer objetos antigos presentes nos espaços. Cada artefato foi transformado em um objeto digital 3D reconhecível em 360° por meio de rastreamento, construído com o uso de fotogrametria. Os usuários podem visitar os bares a partir de seus smartphones, movimentando-se entre objetos virtuais para descobrir a sua história, em uma experiência imersiva.

A Heineken está explorando como esses pubs podem solicitar credenciamento oficial de museu por meio de um programa nacional, em uma tentativa de serem formalmente reconhecidos como museus.

Nada nos lembra mais a socialização do que um pub, e é terrível ver que muitos sobreviveram centenas de anos e agora estão passando por dificuldades financeiras. Com o uso da tecnologia, quisemos destacar o valor histórico e cultural destes lugares fantásticos. Graças à realidade aumentada, transformamos os pubs em verdadeiros museus, tornando-os elegíveis para benefícios financeiros de instituições públicas”, observa Bruno Bertelli, CEO global da LePub e CCO da Publicis Worldwide.

Poucos edifícios ou empresas mantêm a mesma função ao longo dos séculos. Uma visita a um pub histórico é uma conexão com o nosso passado. É importante proteger e preservar os nossos pubs históricos para que possam continuar a ser apreciados pelas gerações vindouras”, defende Gerry Farrell, historiador de Dublin.

A campanha "Pub Museums" complementa a candidatura da Vintners’ Federation of Ireland's para que a UNESCO reconheça formalmente os pubs tradicionais como elementos-chave do patrimônio cultural do país.

Pub Museums

/