arrow_backVoltar

Quarta Mídia

Rede TV! tem estréias; ABTA reúne operadoras de TV paga e telefônicas; Climatempo busca produções

01.08.07

QUARTA MÍDIA - 01º/08

Donas de casa da Rede TV! 1


A versão nacional do programa Donas de Casa Desesperadas, produzida pela Rede TV! em parceria com a Disney / ABC International Television, vai estrear daqui a exatamente duas semanas (15 de agosto), na grade da emissora brasileira. Resultado de um investimento de US$ 4 milhões por parte da Rede TV!, mais US$ 5 milhões pela Disney, o programa teve suas quatro cotas de patrocínio comercializadas. Esses cotistas serão revelados em evento para lançamento oficial da série, marcado para o dia 9 deste mês.


Donas de casa da Rede TV! 2


Dirigido por Fábio Barreto, o seriado é estrelado por Lucélia Santos, Isadora Ribeiro, Teresa Seiblitz, Franciely Freduzesky, Viétia Zangrandi, Iran Malfitano, Alexandre Schumacher e Vera Gimenez (sim, a mãe da Luciana e sogra do Marcelo Carvalho Fragali, vice-presidente da emissora), com participação especial de Sônia Braga (a atriz vai interpretar a personagem Alice Monteiro, que comete suicídio no primeiro episódio e passa a narrar a história a partir de então). O programa é gravado desde abril nos estúdios Pol-Ka, na Argentina, sendo que a produção está a cargo da Buena Vista International Television. Além da versão brasileira, os estúdios abrigam também gravações de outras três versões do seriado, para exibição na Argentina, na Colômbia e no Equador.


Novo telejornal


Dois dias antes de Donas de Casa Desesperadas, a Rede TV! lança seu novo telejornal, que irá ao ar diariamente às 18h, no horário em que hoje é exibido o Rede TV! Esporte, que sairá do ar. O programa será ancorado pelo jornalista Rodolfo Gamberini e terá veiculação nacional, sendo que o nome da atração ainda não está definido. A emissora tem atualmente em sua grade dois programas jornalísticos: o Rede TV! News, que vai ao ar às 21h, e o Leitura Dinâmica, exibido às 23h.


ABTA em alta tensão 1


A temperatura deverá ficar bastante quente na ABTA 2007 – Feira e Congresso da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura, que será realizado pela Converge Comunicações. O evento acontecerá entre os dias 7 e 9 deste mês no ITM Expo, na capital paulista, e terá lado a lado setores que, declaradamente, têm tido forte atrito devido a diferentes interesses econômicos: o das empresas de telefonia e o das operadoras de televisão por assinatura. Isso porque as teles cada vez mais exploram o serviço de TV, enquanto as operadoras de televisão paga investem na oferta de serviços de telefonia e internet banda larga. Todas as operadoras de TV estarão na ABTA, como de praxe, bem como diversas programadoras (os canais). Neste ano, porém, a Telefônica terá estande na feira, a Telemar é uma das patrocinadoras do evento e a Brasil Telecom vai apresentar demonstrações de seu serviço de IPTV.


ABTA em alta tensão 2


O maior conflito de interesses entre operadoras e teles envolve a compra da TVA pelo Grupo Telefônica, realizada em outubro de 2006 e aprovada pelo Conselho da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apenas no mês passado. A demora na aprovação ocorreu porque uma resolução na Anatel estabelece que empresas de telefonia fixa não podem controlar empresas de TV a cabo. Diversos acertos referentes à participação societária da Telefônica na TVA foram necessários até a aprovação pela Anatel. Falta ainda a negociação ser analisada pelo Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade). Vale lembrar que o Grupo Telefônica já oferece serviço de TV por assinatura via satélite, por meio da Você TV, e obteve licença para tocar uma operação via DTH.


Autoridades reunidas


A ABTA 2007 reunirá não somente operadoras de televisão por assinatura, empresas de telefonia, profissionais e prestadores de serviço ligados ao setor de TV paga. Várias personalidades importantes do cenário político prometem prestigiar o evento. A começar pelo ministro das comunicações, Hélio Costa, confirmado para a cerimônia de abertura. Também passarão por lá o novo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Sardenberg, o senador Wellington Salgado, presidente da Comissão de Comunicação do Senado, e o deputado federal Júlio Semeghini, presidente da Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados. Não será surpresa se o prefeito paulistano, Gilberto Kassab, e o governador do Estado, José Serra, derem as caras por lá. Toda a programação da feira e do seminário da ABTA 2007 pode ser conferida no site www.abta2007.com.br.


A bordo do sucesso


A Grupo 1 Editora comemora o sucesso da décima edição do São Paulo Boat Show, que será realizado entre 4 e 9 de outubro no Transamérica Expo, em São Paulo. O evento já tem 98% de seu espaço para expositores vendido e as quatro cotas máster de patrocínio foram comercializadas – cada uma oferecida ao mercado por R$ 600 mil (preço de tabela, sem descontos). Entre os patrocinadores estão Banco Aymoré, que atua com financiamento de barcos, entre outras atividades financeiras, e os cartões de crédito Real Visa.


Oportunidades editoriais


Durante o São Paulo Boat Show, a Grupo 1 Editora lançará a segunda edição do anuário Guia de Barcos, que desta vez terá 350 páginas, sendo 120 delas de publicidade. O livro apresenta 500 barcos e é voltado ao público classe AA. Outro produto editorial da empresa, a revista Náutica, completa em dezembro 20 anos em circulação e uma estratégia especial para o aniversário do título começará a ser deflagrada nas próximas semanas.


Canal do meio ambiente


Transmitida pela Directv, Sky e cerca de 40 outras operadoras de TV paga de todo o Brasil, a TV Climatempo mudará de cara nos próximos dias. Pretende deixar de ser um canal de informações meteorológicas para se tornar fonte de informação sobre o meio ambiente, com foco principalmente na biodiversidade brasileira. Para efetivar a mudança, a empresa busca parcerias com produtoras nacionais e internacionais para geração de conteúdo. A nova equipe comercial do canal já está prospectando patrocinadores para a empreitada no mercado publicitário.


Por Marcelo Affini – quartamidia@ccsp.com.br

Quarta Mídia

/