‘Resisto a tudo, menos a uma tentação’

Daniel Barbará, presidente da CBM (Companhia Brasileira de Multimídia)

09.02.07

Clubeonline: Depois de 25 anos atuando na DPZ, quais as expectativas de estar “do outro lado do balcão”?

Daniel Barbará: Eu passei 43 anos da minha vida em agência de publicidade, na verdade, em três agências. Comecei numa agência do Rio, chamada Record Propaganda, entre 1964 e 1970. Depois fui para a McCann, ainda no Rio e, em seguida, vim para a McCann São Paulo, entre 1970 e 1981. A partir desse ano, fui para DPZ Rio, depois São Paulo, em 84, e estive por lá até assumir a presidência da CBM. Achava que ficaria na DPZ até me aposentar. Mas quando surgiu esse desafio pela frente, não resisti. Resisto a tudo, menos a uma tentação.

Clubeonline: O processo de desligamento da agência foi doloroso ou tranqüilo?

Barbará:
Foi mais para novela mexicana, ou seja, foi uma choradeira só. Eu pensei que fosse sair como quem sai para comprar um cigarro e não volta mais, mas não foi assim. O impacto da emoção foi muito maior do que eu poderia imaginar. A cerimônia de despedida foi pequena, mas muito importante.

Clubeonline: Qual sua missão como presidente da Companhia Brasileira de Multimídia?

Barbará:
Eu costumo comparar minha missão com a construção civil. É como se um grupo tivesse construído seis edifícios em épocas diferentes e agora quer transformar tudo isso num único condomínio. Esse é meu papel, interligar as empresas e fortalecer a marca CBM.

Clubeonline: Dentre os veículos da CBM estão o Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Forbes, CNT e Casa Brasil. Porém, inicialmente, seu foco serão os veículos CNT, Casa Brasil e Editora Peixes, certo? Que ações voltadas a essas marcas podemos esperar, logo de cara?

Barbará:
Eu assumo metade da empresa agora e, até julho, a outra metade. Dentre minhas primeiras ações, a de maior urgência é o lançamento da TV do grupo, hoje CNT, e que irá se chamar TV JB ou Rede JB, ainda estamos definindo isso.

Clubeonline: Quando estréia a TV?

Barbará:
No dia 6 de março lançaremos a nova programação. Além disso, já assumi a Casa Brasil, que é uma empresa de eventos na área cultural. A meta para esse ano é a produção de cerca de 50 eventos, cerca de seis ou sete fora do Brasil. No ano passado, tivemos 18. A idéia é investir pesado em eventos na área de ecologia e preservação de reservas. Com relação à Editora Peixes, assumi a presidência da empresa nesta segunda-feira (05).

Clubeonline: E quanto ao Angelo Rossi (ex-presidente da Editora Peixes)?

Barbará:
Ele continua conosco, mas ainda não sabemos qual será seu cargo formal. De qualquer forma, Rossi também é acionista do grupo e permanece na Peixes.

Clubeonline: Quais ações podemos esperar com relação à Editora?

Barbará:
A Editora tem uma estrutura enxuta, organizada. A Peixes e a Forbes serão unidas a partir da próxima semana. Sob o mesmo guarda-chuva “Editora Peixes” vamos abrigar o negócio de revistas do grupo. Além disso, nossa idéia é trazer para a TV revistas como a Gula, a Fluir, ou seja, aproveitar esse know how das revistas para a televisão, otimizando nossa usina de produção, que é a redação.

Clubeonline: Boris Casoy será âncora do Telejornal do Brasil, um dos programas do JBTV. Há outros nomes na mira do canal?

Barbará:
A grande estrela da TV será o Boris Casoy, que terá o jornal de segunda a sexta-feira, às 22h. Aos domingos, no horário que passa o Fantástico, na TV Globo, o Clodovil terá um programa na TV JB ou Rede JB. Só que não será um programa de fofocas, não! Será sobre política. O programa será editado às sextas-feiras e terá como foco a semana de Brasília. Além disso, estou conversando com bastante gente para estabelecermos a grade. Talvez a Márcia Peltier tenha um programa, mas ainda não está fechado. A oferta é grande, está difícil selecionar. O fato é que a TV terá um posicionamento bem família, não terá nada de apelação. O foco estará mais as classes AB e C+.

Clubeonline: Qual será o modelo de negócios da TV? Haverá horários arrendados?

Barbará:
Nesse momento, a TV (CNT) é toda alugada. Quando lançarmos a TVJB, teremos nossa programação entre seis da tarde e  meia-noite, não vamos mexer no resto do horário, mesmo porque ainda não temos como produzir tanta programação. Digamos, então, que a TV terá “dupla personalidade”: continuará com os horários alugados fora da nossa grade e os comerciais durante nossos programas.

Clubeonline: A CNT continua com sede no Paraná?

Barbará:
Eles já não têm quase nada no Paraná. Toda nossa programação será produzida em São Paulo. Ainda não temos ainda uma sede para a TV, devemos definir essa questão até o Carnaval. De qualquer forma, todos os programas serão produzidos de forma terceirizada.

Clubeonline: A Eugenio, do publicitário Maurício Eugenio, acaba de assumir a conta do grupo CBM. A agência já está desenvolvendo alguma campanha para o grupo?

Barbará:
A CBM tem três fornecedores na área de comunicação: a Eugenio, que assumiu a conta do grupo e da TV; a Futura, que detém as contas da Peixes e Forbes, e a Ogilvy PR, que cuida da área de relações públicas da companhia. Sobre a campanha, ainda estamos trabalhando nela. Um dia antes da TV entrar no ar, faremos um evento no Hotel Unique, em São Paulo, para o mercado e imprensa, com mais detalhes.

Clubeonline: Sua atuação em entidades do mercado publicitário continuará de alguma forma?

Barbará:
Terei de deixar as entidades, por causa do tempo. Só não devo sair do CENP (Conselho Executivo das Normas-Padrão), onde eu exercia três funções, mas devo continuar somente como conselheiro. Não tenho tempo nem de ver minha mulher, imagine se conseguirei continuar atuando nas entidades?

‘Resisto a tudo, menos a uma tentação’