Retrospectiva 2023

Os + escutados do Spotify no mundo e no Brasil

29.11.23

O Spotify apresentou nesta quarta-feira, 29, sua Retrospectiva 2023 (Wrapped, em inglês), na qual revela os artistas, músicas, álbuns e podcasts mais escutados entre mais de 574 milhões de pessoas que acessam a plataforma no mundo.

Entre os artistas, no topo do ranking global, brilha Taylor Swift. No Brasil, o primeiro lugar é também de uma mulher: Ana Castela. Veja as listas mais abaixo.

Além de conferirem quem dominou o streaming neste ano, os usuários podem descobrir como foram suas experiências musicais e de podcast em 2023 pelo conteúdo que consumiram. Para acessar a Retrospectiva personalizada, é preciso ter a versão atualizada do aplicativo móvel e também no desktop e acessar spotify.com/br-pt/wrapped.

O balanço pessoal traz os principais artistas, gêneros, músicas, podcasts e minutos ouvidos, com tom de humor e agrados para os fãs. O Top 5 de gêneros aparece no formato de sanduíche. No ranking dos artistas, o usuário é informado em que mês mais escutou esses nomes. É possível ouvir “mensagens do artista”. Quem quiser, pode convidar amigos para dar Match na Retrospectiva 2023 Top Músicas. O resultado será compartilhado em uma única playlist.

Outras funcionalidades da Retrospectiva preparadas para esta edição são:
Eu em 2023 - A experiência revela uma das 12 personas que melhor descreve a maneira como a pessoa usou o Spotify neste ano. Exemplos: Mutante (artista favorito muda a toda hora); Alquimista (o usuário cria playlists, mais que todo mundo); Raio de Sol (o gosto musical “irradia luz”, com canções divertidas e animadas);
Meu mundinho musical - Aponta locais em que existem usuários com hábitos musicais semelhantes.

Há ainda uma novidade relativa à parceria entre Spotify e o clube espanhol Barcelona. Fãs do time catalão e usuários da plataforma podem encontrar vídeos de alguns jogadores tentando adivinhar o que será destaque nas devidas retrospectivas. Na lista estão Robert Lewandowski, Alexia Putella e Pedri. Além disso, a Retrospectiva Spotify 2023, será apresentada em telões de LED nos próximos jogos da equipe masculina, em 03 de dezembro, e da feminina, em 10 de dezembro.

BRASIL
Música
Artistas mais escutados: Ana Castela (#1) conquistou o primeiro lugar do ranking. Atrás da Boiadeira (como é conhecida), estão Henrique & Juliano (#2); MC Ryan SP (#3), a eterna rainha da sofrência Marília Mendonça (#4) e Jorge & Mateus (#5). Pela primeira vez, Ana Castela é a artista mais escutada do ano no Spotify Brasil. No ranking global, ela ocupa a 93ª posição.

Músicas mais escutadas: Por aqui, as mulheres dominam as primeiras posições. Nosso Quadro (#1), por Ana Castela, lidera o ranking. Na sequência, estão Leão (#2), por Marília Mendonça, e Erro Gostoso (#3), por Simone Mendes. Bombonzinho (#4), por Israel & Rodolffo e Ana Castela, e Seu Brilho Sumiu (#5) , por Israel & Rodolffo e Mari Fernandez, completam o Top 5.

○ Álbuns mais escutados: Escolhas, Vol. 2, por Zé Neto & Cristiano, é o primeiro colocado. Depois, estão Let's Bora, Vol. 2 (#2), por Israel & Rodolffo, e Dos Prédios Deluxe (#3), por Veigh. Manifesto Musical (#4), por Henrique & Juliano, o álbum mais escutado na Retrospectiva Spotify 2022, se mantém no ranking como o quarto mais escutado neste ano, e Dos Prédios (#5), por Veigh, encerra as cinco primeiras posições.

Podcasts
○ Podcasts mais populares: Podpah, pela segunda vez consecutiva, é o podcast mais escutado pelos brasileiros em 2023. Na sequência, os destaques são as produções Originais e Exclusivas do Spotify Mano a Mano (#2), apresentado por Mano Brown, Café da Manhã (#3), em parceria com a Folha de S.Paulo, e Psicologia na Prática, apresentado por Alana Anijar. Em quinto lugar está Não Inviabilize (#5), apresentado por Déia Freitas.

MUNDO

Música
○ Artistas mais escutados no mundo: Assumindo a frente como a principal artista do Spotify, Taylor Swift ocupa o primeiro lugar com mais de 26 bilhões de streams globais desde 1.º de janeiro, seguido por Bad Bunny (#2), The Weeknd (#3), Drake (#4) e Peso Pluma (#5)

○ Músicas mais escutadas no mundo: O hit de 2023 é Flowers, de Miley Cyrus, que quebrou recordes com mais de 1,6 bilhão de streams globalmente este ano. Em segundo e terceiro lugar, respectivamente, estão Kill Bill, por SZA (#2), As It Was, por Harry Styles (#3). Na quarta e quinta posições, Seven (feat. Latto), por Jung Kook (#4), e Ella Baila Sola, por Eslabon Armado e Peso Pluma (#5) fecham o ranking.

○ Álbuns mais escutados no mundo: O álbum mais escutado em 2023 é, pelo segundo ano consecutivo, Un Verano Sin Ti, por Bad Bunny (#1), seguido por Midnights, por Taylor Swift (#2). SOS, por SZA, conquistou o terceiro lugar (#3). Starboy, por The Weeknd (#4), e Mañana será bonito, por Karol G (#5), completam o top 5.

Podcasts
○ Podcasts mais populares: The Joe Rogan Experience (#1) ocupa o primeiro lugar no mundo pela quarta vez consecutiva. Em segundo e terceiro lugar, estão Call Her Daddy (#2) e Huberman Lab (#3), seguido por Anything Goes with Emma Chamberlain (#4) e On Purpose with Jay Shetty (#5).

Retrospectiva 2023