arrow_backVoltar

S.H.E. – Search Human Equalizer

Pantene combate estereótipos que marcam mecanismos de busca

30.04.19

Os mecanismos de busca, em geral, trazem resultados recheados de estereótipos culturais. Ao se procurar, por exemplo, pelo termo "menina na escola", em vez de surgirem imagens de garotas em sala de aula, aparecem fotos sexualizadas de mulheres. Já a busca por "melhores escritores" trará apenas homens, como se não existissem grandes escritoras.

Pensando em mudar esse cenário, a Pantene apresenta o "S.H.E. - Search Human Equalizer", uma extensão de navegador que opera no back-end dos mecanismos de pesquisa, filtrando e reposicionando os resultados, e procurando remover o viés preconceituoso.

"Apenas usando o S.H.E., qualquer pessoa pode influenciar a forma como os motores de busca trabalham, hoje, dando às mulheres a visibilidade que elas merecem e inspirando gerações futuras a continuar transformando o mundo", defende o brasileiro Rodrigo Jatene, chief creative officer da Grey West, que está na ficha técnica da campanha.

O projeto foi criado em estreita parceria com escritórios da rede na Colômbia e em Los Angeles, e desenvolvido em Nova York e na Turquia.

Trata-se da primeira ação da campanha "Power to Transform" de Pantene.

Para baixar a extensão de navegador S.H.E, clique aqui.

Em 2017, a We criou para a ONG Desabafo Social um projeto com preocupação semelhante: ao notar que era necessário escrever a palavra "negro" nos mecanismos de buscas para que imagens de pessoas negras aparecessem, a entidade questionou o Google e alguns bancos de imagens, para que fosse alterado o algoritmo de pesquisa (leia e veja aqui).

Ficha Técnica:

Chief Creative Officer: Rodrigo Jatene
Creative Vice President: Sebastian Mallarino
Executive Creative Director: Rafael Gonzaga
Creative Directors: Tescia Deak, Bevan Mahaney
Creatives: Edna Gualdron, Lina Gonzalez, Hannah Soloperto
Designers: Juliano Domingues, Nicole Garcia
Planning team: Julia Perissinoto, Sara Ramos
Account team: Anjali Jain, Kate Bernhardt, Maria Pinzon
Operations team: Mitch Voth, Anika Basu
Production team: James McPherson, Keira Rosenthal, Deanna Mylar

S.H.E. – Search Human Equalizer

Pantene combate estereótipos que marcam mecanismos de busca

/