arrow_backVoltar

Seen on Pixel

Google e GUT: representação de todos os tons de pele

15.02.22

Para evidenciar ao público a importância da tecnologia de câmeras Real Tone, o Google apresenta o filme "Seen on Pixel" (assista abaixo), criado pela GUT Miami.

A tecnologia tem o objetivo de garantir que os produtos de imagem do Google representem com precisão todos os tons de pele. 

A ideia com o lançamento foi tentar resolver um problema antigo no universo da fotografia. Por muito tempo, pessoas negras pareciam desbotadas ou muito artificialmente brilhantes ou escuras nas fotos.

Em busca de uma correção para a questão, internamente, profissionais pretos do Google se ofereceram para testar a câmera do Pixel 6 antes que ela fosse lançada e fornecer informações sobre o que estava funcionando e o que poderia ser melhor.

Externamente, o Google fez uma parceria com especialistas em imagem que passaram meses com os engenheiros da empresa, testando a câmera e fornecendo feedback. Entre as modificações, foi adicionada uma quantidade "significativamente maior", segundo a marca, de retratos de pessoas negras nos conjuntos de dados de imagem que treinam os modelos de câmera.

A partir deste trabalho, foi lançado o Real Tone, sendo o Pixel 6 a primeira câmera do Google a apresentar essas melhorias.

Embalado por uma prévia de “If You Love Me”, nova música da artista Lizzo, o filme “Seen on Pixel”, exibido  neste domingo (13), durante o intervalo do Super Bowl, pretende dar vida ao que o Real Tone representa, por meio de uma montagem de fotografias de indivíduos e famílias, clicadas via Pixel 6 pelo diretor Joshua Kissi e pelos fotógrafos colaboradores Deun Ivory e Aundre Larrow.

"Enquanto historicamente têm-se dificuldade em várias produções para encontrar e retratar inclusão e diversidade, por quaisquer partes envolvidas no projeto, essa campanha é sobre a câmera mais inclusiva do mundo, por isso não poderíamos fazer diferente senão ter como objetivo produzir o filme mais inclusivo do mundo. Para o projeto, fotografamos mais de 80 pessoas com as mais diferentes histórias de vida, nacionalidades, cores e etnias. Foi uma grande celebração da pluralidade, do início ao fim", ressalta o brasileiro Paulo Damasceno, diretor de arte sênior da GUT Miami, e que está na ficha técnica da campanha, juntamente com Anselmo Ramosco-founder e CCO; Fernando Ribeiro, global chief strategy officer (CSO); e Carmen Rodriguez, chief client officer e partner.

Seen on Pixel

/