‘Segunda sem Carne’

Pecuaristas protestam na porta de agências do Bradesco

05.01.22

Pecuaristas de diversos Estados brasileiros protestaram nesta segunda-feira (3) nas portas de agências do banco Bradesco, realizando churrascos e distribuindo espetos de carne. A ação ocorreu por conta de um vídeo que circulou nas redes sociais no final do ano passado (aqui) - e que foi tirado do ar no último dia 23 - em que as "influenciadoras" Mariana, Maria Carolina e Maria Clara (do perfil @verdesmarias) encorajaram o público a aderir ao movimento "Segunda sem Carne" e a utilizar um aplicativo da instituição financeira que calcula pegadas de carbono (leia anterior sobre o assunto aqui).

No dia 24 de dezembro, o banco divulgou uma "carta aberta ao agronegócio" (veja imagem acima). "Nos últimos dias lamentavelmente vimos uma posição descabida de influenciadores digitais em relação ao consumo de carne bovina, associadas à nossa marca. Importante dizer que tal posição não representa a visão desta casa em relação ao consumo da carne bovina", posicionou-se o Bradesco.

Apesar da resposta do banco, sindicatos rurais, entidades, empresários e políticos que defendem o agronegócio, manifestaram-se nas redes sociais contra o conteúdo do vídeo, além de terem organizado protestos nas portas de agências bancárias nesta segunda-feira (3), em uma ação chamada de "Segunda com Carne".

"O próprio Bradesco, em um dos seus aplicativos, também estimula a redução do consumo de proteína animal com a desculpa de se reduzir a emissão de carbono. Ora, se somos uma das cadeias mais importantes para a economia, como o próprio Bradesco atua com essas duas versões?", questionou a Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso).

O app citado, divulgado em campanha criada pela Leo Burnett Tailor Made para o Bradesco em novembro (leia e assista aqui), oferece ao cliente a possibilidade de visualizar a sua pegada de carbono - a quantidade de CO2 que está emitindo na atmosfera - considerando padrões de consumo de energia, meios de deslocamento e transporte, gás e internet ao longo de um mês. Se o usuário desejar voluntariamente neutralizar suas emissões, o aplicativo também calcula o valor financeiro equivalente, possibilitando ao cliente compensar a sua pegada e contribuir com um projeto ambiental selecionado.

‘Segunda sem Carne’