arrow_backVoltar

Spellcheck for Bias

De olho na diversidade, Disney vai usar IA em roteiros

10.10.19

A Disney firmou parceria com o Geena Davis Institute on Gender in Media com o intuito de usar inteligência artificial para mapear a diversidade de gênero e de etnias em suas novas produções.

A empresa irá usar o GD-IQ: Spellcheck for Bias (veja o vídeo abaixo), software de mapeamento do instituto criado em parceria com a USC Viterbi School of Engineering, que consegue identificar a participação de homens e de mulheres nos roteiros, além de monitorar presença de personagens da comunidade LGBTQ+, negros e pessoas que têm algum tipo de deficiência.

"Vamos colaborar com a Disney no próximo ano usando essa ferramenta para ajudar na tomada de decisões e identificar oportunidades para aumentar a diversidade e a inclusão nos roteiros que eles recebem. Estamos muito empolgados com as possibilidades dessa nova tecnologia", declarou a atriz e ativista Geena Davis.

Segundo ela, o plano não é "envergonhar e culpar", mas revelar qualquer preconceito inconsciente nos projetos de filmes antes de eles entrarem em produção.

"Não temos modelos femininos suficientes para inspirar mudanças. Precisamos vê-los na ficção para criar a mudança cultural de que precisamos. Se virmos mais mulheres na tela como líderes empresariais, cientistas e na política, haverá mais mulheres assumindo esses papéis na sociedade", defendeu Davis.

 

Spellcheck for Bias

De olho na diversidade, Disney vai usar IA em roteiros

/