arrow_backVoltar

Spotify

Após saída de Neil Young, serviço anuncia alertas sobre covid

31.01.22

O cantor Neil Young provocou uma movimentação do Spotify. O artista deu um ultimato para a plataforma por permitir que o podcast do humorista Joe Rogan espalhe informações errôneas sobre as vacinas contra covid. Ou o serviço teria de ficar com suas músicas ou com o conteúdo. Não seria possível ter os dois. O Spotify tomou uma decisão que até agora vem repercutindo: ficou do lado de Rogan, cujo podcast alcança em torno de 11 milhões de pessoas a cada episódio e concordou com a retirada das músicas do cantor canadense da plataforma.

A resolução causou reações. Joni Mitchell anunciou que pediria a retirada de suas canções do Spotify em apoio a Young e às comunidades médicas e científicas. Isso porque Rogan não apenas contesta a importância da vacinação como propala o uso de medicamentos não aprovados para uso contra a covid. Seus posicionamentos já tinham feito o médico Anthony Fauci, chefe da força-tarefa de combate ao novo coronavírus nos EUA, rebater seus comentários e um grupo de cientistas escrever uma carta aberta como protesto.

Nas redes, surgiu um movimento de apoio ao cantor canadense, espalhando a hashtag #SpotifyDeleted. Concorrentes também se manifestaram na mídia social. A Apple Music foi explícita. Em um tweet, escreveu: “A casa de Neil Young”. E em seu site tratou de destacar a coleção “Neil lives here”, convocando os fãs a explorar a lendária discografia do artista por inteiro. O serviço também destacou outra coleção: “Joni lives here”. O Tidal, por sua vez, foi mais discreto, mas, ao reconhecer aumento de usuários, tratou de tuitar: “Quem é novo aqui”.

No domingo 30, o Spotify comunicou que está tomando medidas para que conteúdos que abordem covid em podcasts sejam direcionados para fontes com informações verificadas e que tragam dados científicos e produzidos por autoridades sanitárias. Daniel Ek, fundador da plataforma, que assina o documento, disse que estão trabalhando na criação de alertas que direcionem os usuários para um hub que foi desenvolvido para reunir conteúdos sobre a covid.

Eles também estão preparando ferramentas para orientar os criadores a respeito do que informam em seus podcasts. Os novos recursos deverão estar disponíveis em breve, segundo a companhia.

Spotify

/