arrow_backVoltar

SXSW 2022

Prepare a agenda

25.02.22

Depois de uma edição cancelada e de outra feita de forma online, o SXSW se prepara para receber participantes em Austin (Texas) e disponibilizar acesso digital a seu conteúdo para quem não quiser viajar. A pandemia, que fez com que o evento fosse suspenso em 2020, ainda preocupa autoridades sanitárias e populações, principalmente por conta de variantes com maior capacidade de transmissão. Até o momento, porém, o festival, que acontece entre os dias 11 e 20 de março, mantém as atividades presenciais na programação.

Neste ano, é esperada uma queda no total de delegados brasileiros. A organização não revela dados antes de abrir as portas da conferência, mas já se calcula uma redução e o Brasil não deve ser mais o segundo país em total de participantes, atrás dos EUA. O posto deverá ser ocupado pelo Reino Unido. Embora ainda não haja um número oficial, acredita-se que a delegação deste ano ficará em torno de 60% do habitual antes da pandemia.

O line-up do SXSW 2022 traz nomes como a cantora e produtora executiva Lizzo e o músico Beck; a atriz, escritora e apresentadora Busy Philipps; a cientista de dados Frances Haugen (que deflagrou a série de denúncias apelidada de Facebook Papers); Sébastien Borget, fundador e CEO da plataforma The Sandbox (em que marcas estão apostando dentro de suas estratégias dedicadas ao metaverso); a futurista Amy Webb; e o ator Nikolaj Coster-Waldau, de Game of Thrones e embaixador da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

A conferência está organizada em 15 trilhas de conteúdo em diversos formatos. A novidade deste ano é a adição de sessões batizadas de Summits, que mergulham em assuntos específicos relevantes para o público do SXSW. As trilhas são: 2050 (com tópicos que “ultrapassam os limites do humanamente possível”, entrando temas como extensão da vida, nanotecnologia, biologia sintética e interface homem-computador), Advertising & Brand Experience, Civic Engagement, Climate Change, Culture, Design, Film & TV Industry, Future of Music, Game Industry, Health & MedTech, Making Film & Episodics, Media Industry, Startups, Tech Industry e Transportation.

cinco grandes temas apontados pela organização: Discovering the undiscovered; Built for the future; We’re all connected; The evolving media landscape e The power of inclusivity.

Algumas sessões que se destacam entre as diversas apresentações são “Impact of ‘Instagram Syndrome’ on Entrepreneurs’ Mental Health”, “Less Talk, More Tools for an Inclusive Workforce”, Move Over NFTs. Here Come the DAOs” (referente a “Decentralized Autonomous Organizations” ou Organização Autônoma Descentralizada, um modelo de gerenciamento ligado ao mundo das criptomoedas), “Navigating a New Era of the Digital Media Business”, e “Podcast and the Art of Adaptation”.

Nesta edição, está de volta a área de Exhibitions, que permite experiências e interações com empresas, setores e tecnologias inovadoras, como a indústria de games, de bem-estar e de XR.

Para conferir as trilhas e os painéis, comece a navegação por aqui.

A cobertura do SXSW 2022 pelo Clubeonline tem patrocínio de @smiles.oficial.

SXSW 2022

/