arrow_backVoltar

Teclado Consciente

App da TIM também passa a alertar para termos LGBTfóbicos

10.06.21

Em novembro do ano passado, no mês da Consciência Negra, a TIM lançou o "Teclado Consciente TIM", aplicativo que alerta usuários sobre o uso de palavras racistas, explica a origem dos termos e propõe substituições (leia aqui).

Agora, no mês do Orgulho LGBTQIA+, a operadora anuncia ter atualizado o app, incluindo sugestões de troca de expressões LGBTfóbicas. A criação é da BETC Havas, em parceria com a consultoria Vírgula.

Na nova versão, disponível gratuitamente para smartphones com iOS e Android, foram inseridas mais 500 palavras e frases LGBTfóbicas, como “sapatão”, “baitola” e “traveco”, por exemplo.

Para usar o teclado, não é necessário ser cliente da operadora. A atualização é automática para quem já fez o download da primeira versão.

A ferramenta fica visível apenas quando o usuário digita seus textos em redes sociais ou em apps de comunicação e destaca palavras e expressões consideradas inadequadas.

Quando a pessoa clica em cima desses termos, o Teclado Consciente TIM explica por que são considerados racistas ou LGBTfóbicos e oferece opções para a sua substituição, da mesma maneira que opera um corretor ortográfico (confira o vídeo abaixo).

"Tivemos um time formado por pessoas LGBTI+ trabalhando nessa nova versão do Teclado Consciente, justamente para que todas as pessoas entendam que palavras e expressões discriminatórias, por mais que usadas de forma involuntária, podem machucar e alimentar o preconceito arraigado na sociedade", ressalta Ana Paula Castello Branco, diretora de Advertising e Brand Management da TIM.

"As palavras têm mais poder do que imaginamos e moldam o nosso comportamento. E essa atualização do Teclado Consciente da TIM continua a explorar o fato de que a marca, por meio do seu serviço, pode colaborar com a conscientização de milhões de usuários de smartphones no Brasil", ressalta Alexandre Vilela (Xã), vp de criação da BETC Havas.

A segunda versão do Teclado Consciente e o patrocínio à #ParadaSPaoVivo, edição virtual da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo realizada no domingo (6), são as primeiras ações programadas para o mês de junho pela TIM, para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBT (28 de junho).

Ficha Técnica:

Agência: BETC HAVAS
Cliente: TIM
Produto: Institucional
CBO: Marcos Lacerda
CEO e CCO: Erh Ray
VP de Criação: Alexandre Vilela (Xã).
Diretor de Criação: Alexandre Vilela (Xã) e Alexandre Fernandes
Criação: Jessica Marins, Nicole Tomazi e Mariana Bessa
Marcas & Negócios: Alexandra Brown, Flavia Braga, Fabiana Barros e Rharyin Moraes
Estratégia Social: Flavia Braga, Jessica Marins, Victor Galeno, Breno Cibelli e Mariana Bessa
Motion: Rodrigo Augusto e Marcelo Seroa
Aprovação Cliente: Ana Paula Castello Branco, Carolinne Spiegel, Ana Carolina Vidal Abess, Eduarda Tavares, Elmer Dias e Bárbara David

Teclado Consciente

/