Teclado Consciente

App da TIM alerta para uso de termos preconceituosos

16.11.20

No mês da Consciência Negra, a operadora TIM apresenta o "Teclado Consciente TIM", aplicativo que pretende alertar usuários sobre o uso de palavras preconceituosas, explicar a origem dos termos e propor substituições.

Criado pela HavasPlus, em parceria com acadêmicos e profissionais pretos da consultoria Vírgula, o app para iOS e Android é gratuito e não é necessário ser cliente da operadora para usá-lo.

A ferramenta fica visível no momento em que o usuário digita seus textos e destaca automaticamente as palavras e expressões consideradas inadequadas. Ao clicar em cima desses termos, o Teclado Consciente explica por que são considerados racistas e oferece opções para a sua substituição, como um "corretor ortográfico social".

"A educação é fundamental na evolução para uma sociedade mais inclusiva. Queríamos colaborar nessa jornada, usando nossa tecnologia para alcançar mais pessoas. Retirar expressões racistas do nosso vocabulário reforça a empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro e ajuda a construir um futuro sem preconceitos", pontua Ana Paula Castello Branco, diretora de Advertising e Brand Management da TIM.

A HavasPlus também criou uma campanha para mídia digital, com foco nas redes sociais, para divulgar a novidade. A ação inclui um time de 12 "influenciadores" de diversos segmentos, como o humorista Yuri Marçal; a pesquisadora Winnie BuenoGleici Damasceno, campeã do BBB18; e a cantora Lellê.

Iza, embaixadora da marca, tem como missão amplificar a discussão, bem como a "influenciadora" Camilla de Lucas, do squad da TIM no TikTok.

"A sociedade como um todo tem muito a andar ainda com relação ao racismo e à intolerância. O caminho para isso é o letramento. É apontar os contextos históricos, mostrar o porquê alguns termos e expressões podem ser nocivos e degradantes. Coisas que usamos no dia a dia desde sempre, que crescemos falando sem nem mesmo ter consciência. As palavras têm poder", argumenta Alexandre Vilela (Xã), CCO da HavasPlus.

Ficha Técnica (Teclado):

Agência: HavasPlus

Cliente: TIM

Consultoria de Linguagem: Virgula - Matheus Melgaço, Fred Soares e Vitor José

Produto: Institucional

Diretora Geral RJ: Alexandra Brown

CCO: Alexandre Vilela (Xã)

Diretores de Criação: Alexandre Vilela (Xã), Alexandre Fernandes

Criação: Jessica Marins, Gabriel Ortiz, Amanda Perlingeiro e Deborah Ferreira

Marcas & Negócios: Alexandra Brown, Flavia Braga, Fabiana Barros e Rharyin Moraes

Estratégia Social: Flavia Braga, Jessica Marins, Amanda Perlingeiro e Deborah Ferreira

Listening & BI: Flavia Braga, Gustavo Ortiz e Marcelle Rodrigues