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Touch Card

Mastercard foca em quem tem alguma deficiência visual

29.03.22

Uma nova campanha de Mastercard, criada pela McCann NY, coloca no centro um produto feito para pessoas com alguma deficiência visual, desde as que perderam totalmente a visão até quem enxerga parcialmente. O Touch Card é apresentado no filme “Spotlight” e traz um pouco do cotidiano e dos desafios dessa comunidade que é pouco representada na publicidade.

O comercial narra as percepções de uma mulher cega enquanto se move de seu prédio para um café. Não se trata de uma voz apenas descrevendo o que está acontecendo. Os comentários mostram as dúvidas quanto ao que está ocorrendo. É um recurso de audiodescrição feito para pessoas cegas e para quem tem pouca visão. A tecnologia empregada permite que a peça reproduza o som ao redor e torna a campanha mais imersiva e inclusiva.

A atriz que protagoniza o filme é Marilee Talkington, que é também escritora, diretora, educadora, consultora e ativista. Há quase 20 anos, Marilee defende uma maior inclusão dos atores e artistas com perda de visão, como ela. No comercial, ela se desloca pela rua e as imagens jogam holofote para a atriz e para o que está na audiodescrição. Todo o restante da cena está escuro.

Marilee vai até o café e faz seu pedido. Atrás dela, na fila, ela pressente alguém impaciente. Porém não se abala. Em sua carteira, Marilee toca as bordas dos cartões Touch Card. Ela não precisa retirá-los porque as bordas têm recortes distintos para que possa identificar o que é débito, crédito ou pré-pago. O mote da campanha, que foi exibida no break da transmissão do Oscar, é “Um mundo projetado para todos nós não tem preço”.

No YouTube, a marca destaca, na descrição do filme, que tarefas que temos como garantidas podem ser estressantes para esse público. “Por isso, Mastercard inventou o Touch Card, um sistema de pagamento inclusivo que é reconhecível com um toque”. Mais informações estão disponíveis aqui (em inglês).

A Mastercard informa que filme, que tem produção da NO6, de Nova York, nasceu de uma extensa colaboração com a comunidade de deficientes visuais e cegos e também entidades e organizações como o Royal National Institute Of Blind People, do Reino Unido, e o Visions, serviços para cegos e pessoas com algum grau de deficiência visual dos EUA.

Já o cartão foi desenvolvido pela Mastercard junto com a Idemia, empresa especializada em tecnologias para identidade e que cria soluções para integração do físico com o digital.

Touch Card

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