arrow_backVoltar

Transparência

Volta Pinheiros coloca instalação de 20m no rio

25.11.21

O movimento Volta Pinheiros, lançado em 2017 por um grupo de publicitários encabeçados por Marcelo Reis (co-CEO e CCO da Leo Burnett Tailor Made) para ajudar na elaboração de um plano para tratar e revitalizar o rio Pinheiros (leia aqui), promove nesta quinta-feira (25), a campanha "Transparência".

Com o intuito de atrair a atenção do público para os dados não divulgados pelos órgãos responsáveis pelo projeto Novo Pinheiros, que começou a despoluição e tratamento do rio há dois anos e promete entregá-lo limpo para a cidade até o fim de 2022, foi colocada no Pinheiros, na madrugada desta quinta-feira (25), uma instalação de 20 metros de comprimento, por uma equipe treinada, e será retirada até o fim desta sexta feira, (26).

A instalação traz a palavra "transparência" feita com garrafas pets reaproveitadas presas umas às outras. A peça também está presa por um suporte para que todo o material seja a retirado com segurança e sem deixar vestígios no rio ao fim da ação.

A proposta é alertar a população sobre a falta de transparência no processo de limpeza do rio Pinheiros.

"O projeto de limpeza começou há dois anos e não há um dado atual divulgado pelo Governo ou Sabesp sobre esse andamento. Mas sabemos, por estudos de universidades, que o índice de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) está pior do que era antes", lamenta Marcelo Reis, líder do movimento Volta Pinheiros.

Laudo divulgado recentemente pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, que coletou e analisou a qualidade da água do rio Pinheiros em diferentes pontos, mostra que o rio está atualmente com DBO em 80mg/l, péssima qualidade e em situação pior do que estava há dois anos. Estudo da SOS Mata Atlântica, divulgado em setembro deste ano, mostra a piora da qualidade da água do rio Pinheiros em três pontos.

O Volta Pinheiros também pendurou quatro faixas nas pontes da Marginal Pinheiros com os dados do DBO para explicar a ação aos ciclistas, motoristas e transeuntes.

Na semana passada, o movimento lançou o "#PuertoMerdeiro", ação é apresentada como um "empreendimento imobiliário, com direito a uma exclusiva ciclovia fedorenta, um novo conceito em pé na lama, varanda gourmet com cheiro podre e 25km de esgoto na porta de casa". A iniciativa foi um protesto à promessa do governador João Doria de entregar o rio Pinheiros limpo ao fim do 2022 (leia aqui).

Transparência

/