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Black Friday 2021

Lives, shows e ações a perder de vista

25.11.21

A Black Friday terá ofertas e shows e lives e games e ações as mais variadas. Há uma explosão tão grande de acontecimentos que o cenário lembra o de um festival de música. O que ver? Para onde ir? Em qual palco devo me concentrar? Fora os interesses específicos por produtos, os consumidores podem muito bem apreciar momentos de entretenimento enquanto aguardam um bom desconto ou ofertas relâmpagos.

O Clubeonline mostra um pouco do que tem por aí, começando nesta quinta-feira, 25.

- Amazon – Neste ano a gigante das vendas tem projeto próprio de live commerce. Mas a proposta tem um ponto diferente: é também um reality. A Casa Black Friday foi desenvolvida com o YouTube e com a produtora Dia Estúdio. Trata-se de uma casa equipada com dispositivos Echo com Alexa, Fire TV e outros produtos compatíveis com Alexa (que estarão com descontos especiais no site da Amazon e no app Amazon Shopping). No local, estarão confinados seis criadores de conteúdo por cinco dias: Thelma Assis (campeã do BBB20); Thalita Meneghim e Gabie Fernandes (do canal de humor Depois das Onze); Raony Phillips (criador do “Girls In The House”, do canal RaoTV); o youtuber e gamer Luba e o humorista Jean Luca. O reality começa nesta quinta, às 20h. Pabllo Vitar se apresentará na estreia, às 23h. Outra convidada sé a atriz Ingrid Guimarães, que é showrunner da Amazon Prime Video. A atração poderá ser assistida nos canais no YouTube dos participantes e da Dia Estúdio (leia aqui o que publicamos a respeito).

- Americanas – Em sua terceira edição, o Show da Black Friday (SBF) pretende superar os números da live anterior, que teve mais de 5,5 milhões de espectadores únicos e registrou 9,5 milhões de views. O formato de live commerce foi lançado no YouTube em 2019, no projeto acertado entre a Play9 e o Google. Na primeira edição, seis marcas aderiram à proposta. Em 2020, a Americanas decidiu entrar sozinha no projeto. E está de novo, soberana, no show. O SBF deste ano terá Felipe Neto, no comando desde a primeira edição, e mais Juliette, a campeã do BBB21. No time estarão também Jojo Todynho, Camilla de Lucas, Los Grandes, Diva Depressão, Bielo e Bruna Gomes, entre outros influenciadores conhecidos. Os creators serão divididos em times, gerando entretenimento e vendas durante as quatro horas de duração do evento (confira a matéria que publicamos sobre o SBF deste ano). A live começa às 21h, no canal de Felipe Neto no YouTube.

- Gol - A companhia aérea e a Smiles promovem sua live commerce nesta quinta, às 19h, com Sabrina Sato. A apresentadora irá anunciar promoções e novidades no evento Black Friday Gol 20 Anos, com ofertas dignas de "ficar para a história". Sabrina terá a companhia de cinco influenciadores de cada região do País: Math e Rafa (@londrinando), Sayo ( @n0rdestinos ), Maria Eugenia (@msuconic ), Luly Mendonça (@lulymendonca ) e Livia (@liviajando). Eles vão dar dicas de passeios e pontos turísticos e participar de games que vão desbloquear novas ofertas para suas regiões. Durante a live serão divulgadas ofertas de passagens para voos nacionais e internacionais. O show pode ser visto aqui.

- iFood – Neste caso, a ação é um pouco diferente. No mês de novembro, a empresa costuma promover grandes promoções e ofertas na TV ou nas redes sociais. Desta vez, o iFood decidiu levar as ofertas também para as ruas com diferentes experiências. Montou uma “caça ao cupom” em São Paulo e no Rio de Janeiro. A iniciativa faz parte das ações do “Shoow de Ofertas”, que tem descontos para todo o Brasil via aplicativo. A caça ao cupom acontece às quintas nos principais bairros das duas cidades, e também aos sábados e domingos no Parque Ibirapuera (SP) e Praia de Copacabana (RJ), com direito a mapa e pistas para achar os tesouros. Os participantes têm de desvendar a pista, encontrar o tesouro, criar um conteúdo e compartilhar nos Stories com #shoowdeofertasnoibira ou #shoowdeofertasnorio. São 300 prêmios por dia, revertidos em créditos no app. A próxima caça ao cupom acontece nos dias 27 e 28. Além disso, pelas ruas de SP e Rio, tem acontecido ativações surpresa nas noites de quinta. Ou seja, tem nesta quinta. Quem vir o código surpresa, tem de tirar foto, compartilhar nas redes e marcar o @ifoodbrasil. Como parte do Show de Ofertas, o iFood promoverá uma ação com descontos que podem chegar a até 60%, em diversas categorias de produtos no iFood Mercado. Com o mote "Shoow de Ofertas Imperdíveis", o anúncio será feito no primeiro intervalo do Jornal Nacional desta sexta, 26. O filme mostrará Marcelo Adnet, que irá convidar o público a usar o QR-Code que aparece no vídeo para ser redirecionado ao aplicativo com as promoções.

- Magalu – Pela terceira vez realiza a Black das Blacks. Feito em parceria com a Globo e a Ogilvy Brasil, o projeto terá duas horas e meia de duração. O show começa nesta quinta às 22h e terá no comando Luciano Huck e Anitta. É mais fácil falar onde não vai passar. A transmissão será pelo Multishow, pelo SuperApp Magalu, pelo Globoplay, via YouTube, Facebook e Instagram e também no TikTok do Magalu. Sem falar que terá entradas ao vivo na Globo. E a influenciadora Lu vai participar ativamente também nas redes sociais. Nos shows, nomes como Gaby Amarantos, Gloria Groove e Léo Santana, sem esquecer de Anitta. Aqui contamos mais sobre o projeto.

- Mercado Livre – Com o slogan “Black Friday Mercado Livre: Você Ganha Sim ou Sim”, a empresa promove ações com distribuição de cupons em diversas mídias on e offline. Elas foram acontecendo ao longo do mês. Uma das estratégias do Mercado Livre foi estender sua experiência de consumo ao universo dos influenciadores e gamers. Eles foram convidados por streamers a participar de um jogo que envolve uma mecânica de VR numa plataforma de GTA. Ao acessar a cidade virtual “Ganha Sim ou Sim”, eles se deparam com missões personalizadas que, após serem cumpridas, liberam cupons com mega descontos. Foram realizadas algumas lives com streamers conhecidos: Jon Vlogs, Ana Xisdê e Lucas Gagliasso. No ambiente físico, também foi criada uma ação. Em São Paulo, montou-se um jogo interativo de realidade virtual na estação República. Com uma dinâmica popularizada por apps como “Pokemon Go”, os usuários do metrô têm de escanear o QR Code disponível na parede da estação e encontrar caixas pretas do Mercado Livre com a câmera do celular. Ao encontrá-las e clicar nelas, os participantes visualizam ofertas especiais em realidade aumentada. Se desejarem aproveitar o desconto, são redirecionados para o aplicativo do Mercado Livre. A ação vai até o final do mês. Além disso, é possível aproveitar as lives diárias no app do Mercado Livre. O formato foi lançado neste mês. As apresentações do Mercado Livre Live contam com um time grande de criadores de conteúdo, composto por influenciadores, marcas, vendedores e, também, colaboradores da própria companhia. Já participaram das lives nomes como Bruno de Luca, Miá Mello e o professor João Luiz (BBB21).

- Submarino – Preparou uma estratégia com conceito gamer para levar ao público as últimas tendências em tecnologia, livros, games, entretenimento, cultura pop e inovação. É a Live Sub Friday, idealizada pela Druid e produzida pela Sandbox. A partir das 21h, começa a live commerce com 12 influenciadores do universo dos games, além dos embaixadores da Loud - organização que reúne influenciadores e times profissionais de eSports patrocinada pelo Submarino - e de atrações musicais. Terá transmissão simultânea em seis dos maiores canais da Twitch Brasil que, juntos, somam mais de 80 milhões de espectadores. Os convidados jogarão games como League of Legends, Fortnite, Rocket League. Em alguns momentos, a live migrará para dentro do servidor Cidade Alta, com dinâmicas e descontos exclusivos.

- Shoptime – No dia 26, fará a super live Black Friday Shoptime. Com seis horas de duração, ela terá formato de game show e contará com apresentações musicais, participação de convidados em brincadeiras e gincanas animadas, além de vários cupons de desconto e promoções. No comando, Adriane Galisteu e o apresentador do canal Shoptime Davi Lopes. Entre os nomes confirmados estão o cantor Gustavo Mioto, a banda Melim, o ator Ary Fontoura e a atriz Carla Diaz. A live será transmitida nos canais dos cantores no YouTube, no YouTube da marca e na TV Shoptime, a partir das 20h. O agenciamento dos influenciadores e artistas foi feito pela Stage Digital. A agência responsável por mídia offline é a WMcCann, que opera a veiculação da campanha na TV.

Black Friday 2021

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