Vamos irritar gigantte

Dr. Jones provoca Gillette, em campanha

24.09.20

A Dr. Jones, empresa Direct to Consumer de beleza masculina, lança a campanha "Vamos irritar gigantte" - o uso de duas letras "t" faz referência à concorrente Gillette.

Segundo a Dr. Jones, a comunicação é uma resposta à marca da P&G, que recentemente notificou extrajudicialmente a startup por interagir com seguidores em suas redes sociais que citavam Gillette de forma negativa.

Um dos filmes (assista abaixo) pretende mostrar que não é apenas a pele que pode ficar irritada quando o assunto são aparelhos para barbear: monopólio, preço alto e falta de conveniência são listados como elementos que também deixariam os consumidores "irritados".

O comercial começa citando um dos "vários caras" que escreve "elogiando a Dr. Jones, irritado com o preço que pagava antes em um aparelho de barbear".

A partir daí, o enredo elenca outras coisas que, segundo a peça, "irritam" o consumidor, fazendo referências que cutucam o concorrente, como "pagar o dobro do preço e a lâmina durar metade do tempo", "não poder ter escolha", "dólar subiu, preço subiu de novo", "o atleta do cachê milionário na embalagem" e "pegar fila para comprar enquanto o vizinho pega na porta de casa".

Pedro Bergamo, diretor de marketing da Dr. Jones, reuniu dois consultores criativos independentes para desenvolver a campanha: Carlão Fonseca (ex-CCO e copresidente da Tribal) e Paulo Feijão (ex-diretor de criação da Africa e ex-marketing manager da Netflix). Ambos lideraram o projeto em parceria com a Fresta Filmes na direção, Sugar Cane na edição e motion, além de Otávio Moraes no áudio.

"A ideia da campanha é mostrar para consumidores e empresas de todos os setores que é possível crescer mesmo em mercados com marcas estabelecidas. Todo e qualquer mercado contempla muitas empresas, e ganha da concorrência quem oferecer o melhor, e não quem elimina ou intimida seus concorrentes, essa provocação é boa para quem está no mercado e para quem está chegando cheio de vontade de crescer", defende André Popoutchi, sócio fundador da Dr. Jones.

Em janeiro de 2017, a P&G lançou no Brasil o Gillette Refil Club, plano de assinaturas de lâminas de barbear. Um ano antes, a Unilever havia comprado a startup Dollar Shave Club, que possui o mesmo modelo de negócios, leia aqui.

Vamos irritar gigantte