arrow_backVoltar

Visual Diet

Retratos revelam o quanto cultura digital afeta saúde mental

05.02.19

Um novo projeto criativo da M&C Saatchi tem como objetivo mostrar como a cultura digital está afetando a saúde mental das pessoas.

Chamada de "Visual Diet", a iniciativa é liderada por Mimi Gray, head of visual content da M&C Saatchi, com a colaboração de Marine Tanguy, da MTArt Agency, agência de artistas visuais, e do fotógrafo Rankin, que acredita que a "cultura dos selfies" é "perigosa".

A ação inclui o projeto "Selfie Harm", por meio do qual Rankin fotografou 15 adolescentes e depois lhes entregou as imagens para editá-las, ajustá-las e filtrá-las até que sentissem que as fotos estavam prontas para as mídias sociais. Os retratos sem retorques digitais de Rankin mostram os rostos verdadeiros versus as versões dramaticamente alteradas (veja algumas fotografias, abaixo).

O "Visual Diet" também conta com uma exposição, na própria agência, de cinco artistas, em janeiro, além do site visualdiet.co.uk, onde os internautas podem olhar algumas imagens e votar quais eles acham que têm um efeito positivo ou negativo.

"O que comemos afeta nossos corpos, então estamos conscientes do que comemos. O que vemos afeta nossas mentes, mas raramente nos preocupamos com o que observamos. É hora de equilibrar nossas dietas visuais", defende Justin Tindallgroup chef creative officer da M&C Saatchi.

A iniciativa surge num momento em que o governo do Reino Unido está pedindo que o Facebook e o Instagram protejam crianças e adolescentes, em particular, contra conteúdos online prejudiciais que possam promover autoflagelação e suicídio.

Visual Diet

/