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Weather Kids

Crianças assumem previsão do tempo na TV e falam do clima

11.04.24

Depois de um dinossauro, crianças. Mais exatamente, meninos e meninas surgindo em programas de jornalismo como se fossem profissionais da previsão do tempo na TV. No caso, os jovens “meteorologistas” falam sobre efeitos das mudanças climáticas. Esse é o conceito da campanha “Weather Kids”, da Activista para o PNUD, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. A agência conquistou reconhecimento com um filme de 2021, que viralizou: Don’t Choose Extinction. em que um dinossauro adentra a Assembleia Geral da ONU para alertar sobre a crise climática.

Lançada recentemente, a nova campanha foi desenvolvida em colaboração com a Organização Meteorológica Mundial e a empresa The Weather Channel. Ela faz um chamado urgente em nome das próximas gerações. A iniciativa quer levar a mensagem do PNUD para diferentes regiões do planeta. Crianças já estrelaram os boletins meteorológicos em mais de 80 países. Foram feitas previsões em 44 línguas, entre elas o português. Doze versões foram produzidas com uma ferramenta de IA.

Nos EUA, o público foi surpreendido ao sintonizar noticiários locais para checar o tempo. Embora o formato seja familiar, as previsões apresentadas pelas crianças não eram as típicas. Na ação, um “weather kid” faz a previsão, porém fala de um futuro distante: o ano de 2050.

Tudo está louco. As escolas estão fechadas porque está muito quente. Incêndios florestais estão queimando cidades inteiras. E as inundações estão deixando tudo úmido e desagradável”, diz uma das crianças.

Compromisso

Projetada para estimular o público a agir o mais rápido possível, a campanha destaca que, se nada for feito agora, as ondas de calor vão atingir 94% das crianças do mundo. Elas irão enfrentar desde ameaças globais à segurança alimentar até reflexos sobre a economia, que irão afetar a vida das famílias.

A previsão termina com um apelo dos jovens “meteorologistas”: “Não é apenas um relatório do tempo para nós. É o nosso futuro”. A ação é complementada com o incentivo às pessoas para que acessem o site weatherkids.org e assinem um compromisso para agir. O site inclui medidas como buscar se educar a respeito de soluções climáticas.

Para Boaz Paldi, diretor criativo do PNUD,Weather Kids” tem o potencial de mover a agulha na emergência climática. “A simplicidade e o brilhantismo da ideia criativa ressoaram e continuarão ressoando com pessoas de todo o mundo, incentivando-as a tomar uma ação climática urgente”.

Na Activista, acreditamos que as verdades universais geram ideias extraordinárias. Poucas verdades são tão universais quanto o desejo de garantir um futuro melhor para nossos filhos. Esta campanha amplifica suas vozes, lembrando-nos de que o futuro deles está em jogo”, declarou Paco Conde, sócio e ECD da Activista, junto com o brasileiro Beto Fernandez.

A campanha foi implementada em diferentes meios: TV, cinema, online e redes. Os weather kids assumiram as previsões do tempo em 443 canais de TV no mundo.

No Brasil, a ação foi para a mídia social. Quem assumiu a previsão foi Esteban, um menino de origem hispânica. Sua fala foi trabalhada com o auxílio da IA (veja aqui). A campanha foi replicada pela atriz Dira Paes, ampliando o alcance do filme.

No próximo dia 22, o PNUD lança a ação no Nepal. E em maio a campanha chega ao Japão. A Activista está preparando a estreia da ação no TikTok em breve. A expectativa é causar um grande impacto global por meio da plataforma.

Weather Kids” conta com o apoio de celebridades globais e com os Embaixadores da Boa Vontade do PNUD, incluindo a atriz malaia vencedora do Oscar Michelle Yeoh, a atriz americana Connie Britton e o ator dinamarquês Nikolaj Coster-Waldau - que fez parte da ação “Don’t Choose Extinction”.

CNN e Fox

Um dos feitos da campanha foi ter emplacado o assunto em grandes emissoras e ter gerado novos conteúdos. “A gente conseguiu que CNN e Fox fizessem, pela primeira vez, uma matéria semelhante sobre mudança climática, algo que era impossível com a politização do tema”, contou Beto Fernandez, que é ECD da agência. A CNN deu mais de 20 minutos ao tema na programação.

De acordo com ele, a urgência da ação climática exige uma mudança em nossa mentalidade. “Quem melhor para criar consciência do que as próprias crianças, que herdarão um futuro diretamente impactado por nossas escolhas de hoje? A previsão do tempo de 2050 apresentada pelos weather kids nos provoca a começar a agir agora”, disse Beto.

Ficha Técnica
Brand: UNDP
CCO: Boaz Paldi
Agency: Activista
ECDs: Paco Conde, Beto Fernandez
CD/Copywriter: Casey Rand
Account Director: Karin Hadadan
Head Strategist: Jon Carlaw

Business Lead: Jack McCorkell
PR/Media Agency: ICCO; The International Communications Consultancy Organization
Production Company: The Artery
UNDP; The Weather Company, Earth X; Pvblic Foundation, World Meteorological Organization, SAWA, the Global Cinema Advertising Association and its network of members.

Weather Kids

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