Cannes Lions 2017

Em Data, campanha da Globo é destaque. Veja GP

20.06.17

O Lions Innovation - evento dentro do Festival de Cannes que reconhece os projetos de inovação - concedeu dois Grand Prix: um para a categoria Innovation (aqui) e outro para Creative Data. O de Creative Data foi para o case Carry Counts, da DigitasLBI para Whirlpool (veja abaixo). A ideia ocorreu em 47 escolas norte-americanas - lavadoras e secadoras da empresa foram instaladas nos estabelecimentos para prover roupas limpas para estudantes carentes. Onde entram os dados? As escolas identificaram estudantes com necessidades de roupas limpas e acompanharam suas idas à lavanderia. Ao final, descobriram que mais de 90% das crianças que fizeram parte do programa aumentaram sua frequência nas escolas. Também melhoraram a interação com colegas de classe (95%), participaram mais das atividades extra-curriculares (95%) e melhoraram as notas (89%).

Em Innovation não tivemos Leão. Mas dois cases brasileiros foram premiados em Data (veja aqui)

Voltando a Data, a premiada “Powered by Respect” é uma ação da Globo e Instituto Rodrigo Mendes que ficou bem conhecida dos brasileiros que acompanham a programação da emissora. Foi a primeira vez que um tetraplégico - Mendes, que perdeu os movimentos de pernas e braços aos 18 anos, ao ser baleado - conduziu um carro de Fórmula 1.

Na ação, que teve apoio de Unesco, Unicef, Unaids e ONU Mulheres, as ondas cerebrais de Mendes se converteram em impulsos elétricos que foram enviados a um computador de bordo conectado ao sistema de controle do carro. Ele conseguiu acionar direção, acelerador, freio e embreagem por meio de movimentos como o piscar de um olho.

Powered by Respect” faturou uma Prata em Creative Data. Ao abrir a entrevista coletiva que apresentava os resultados, o presidente do júri, Eric Salama (CEO global da Kantar), fez menção honrosa ao case, colocando-o como um exemplo da diversidade da premiação. “Nessa categoria, tivemos até um carro de Fórmula 1 dirigido por ondas cerebrais”, afirmou.

Um segundo Leão, de Bronze, foi concedido ao Brasil na categoria: “The Colour of Corruption”, da Grey Brasil para Reclame Aqui. A ação consiste em um plugin no computador que destaca em roxo, em qualquer site, nomes de políticos envolvidos em corrupção e explica o contexto das acusações.

Confira análise sobre a categoria Innovation Lions, a segunda do Lions Innovation, aqui.

Cannes Lions 2017