CCXP na Europa

Reformulado, Omelete anuncia operação na Alemanha em 2019

26.07.18

Com 18 anos de estrada, o Omelete se reorganizou e o grupo passou a reunir suas marcas sob o nome Omelete&CO, um processo que exigiu um ano de estudos feitos com a ajuda da consultoria Lúnica. Agora, ele se posiciona como companhia de entretenimento especializada no público jovem, com um ecossistema focado em experiências e inteligência de mercado.

Esse ecossistema tem quatro vertentes principais: o Omelete, site de cultura geek que atinge 15 milhões de pessoas por mês; a CCXP, maior comic con em público do mundo; o Game XP, game park que estreou no Rock in Rio no ano passado com a participação de 361 mil pessoas; e The Enemy, plataforma de games lançada em junho do ano passado.

Ao redefinir seu posicionamento, embalado pelo slogan “We are a dream lab”, o Omelete&Co pretende oferecer ao mercado soluções integradas e customizadas para outras empresas interessadas em impactar o público jovem.  “Trabalhamos um ano para consolidar a operação. São sete anos seguidos em que estamos dobrando de tamanho”, comemorou Pierre Mantovani, CEO do grupo, em evento de lançamento da nova marca na noite desta quarta-feira, 25.

Além da reformulação, outro fato marcante do ano foi a entrada da Globo como sócia da Game XP, o que foi revelado em junho passado – o outro sócio no negócio é o Rock In Rio. O evento acontecerá neste ano entre os dias 6 e 9 de setembro, no Rio. Mantovani celebrou a parceria com a Globo como algo que potencializa ainda mais a esfera de games do grupo. Ele observou que nos últimos anos houve um trabalho árduo de desenvolvimento da indústria do game no Brasil. E hoje o setor pode ser considerado mainstream.

No grupo, estão intensas as movimentações para internacionalizar a CCXP, sociedade entre Omelete, Pizii Toys e Chiaroscuro Studios. Na Unlock CCXP 2017, evento mais focado em networking e negócios que antecede a CCXP, Mantovani já havia revelado que a companhia havia sido procurada para fazer uma edição na Europa. Na ocasião, porém, o país permaneceu em segredo (leia o que publicamos a respeito disso aqui: Europa - Passo internacional da CCXP deve ser dado em 2019).

Ao Clubeonline, o CEO do Omelete&CO contou  que o destino é a Alemanha. A realização da primeira CCXP fora do Brasil será em 2019. No ano passado, Mantovani afirmou que o grupo europeu chegou a manifestar a intenção de realizar o evento em 2018. Mas ele mesmo esclareceu que, para montar o evento como o festival de cultura pop que  a companhia promove no Brasil, seriam necessários dois ou três anos.

Sobre a CCXP 2018, Mantovani acredita que mais uma vez o evento irá bater recorde de público. No ano passado, estiveram na convenção 227.451 pessoas, superando o público da comic con de Nova York, a segunda maior do mundo (em terceiro lugar está a de San Diego). “Acho que evento vai crescer este ano em torno de 10%”, projetou. A CCXP 2018 acontece entre os dias 6 e 9 de dezembro. O Unlock dá largada no dia 4 de dezembro e, entre seus homenageados, terá Nizan Guanaes (leia mais em CCXP Unlock: + proximidade com o mercado).

Lena Castellón

CCXP na Europa