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CCXP 2017

Europa: passo internacional da CCXP deve ser dado em 2019

07.12.17

O CEO do Omelete Group, Pierre Mantovani, revelou durante painel no evento Unlock, que antecede a CCXP, que a convenção deverá fazer sua primeira incursão internacional em 2019 e que o destino deverá ser a Europa. Sem contar qual é o país, Mantovani disse que um grupo de europeus quis conhecer a CCXP porque “tinham ouvido falar” do evento. Gostaram tanto do que viram que propuseram a realização de uma versão na região em 2018. “Respondemos que para fazer a primeira edição precisamos de dois até três anos”. O Omelete Group é uma das empresas sócias da convenção - as demais são Chiaroscuro Studios e PiziiToys.

A demora em preparar a edição europeia se deve à natureza do evento. De acordo com Mantovani, a proposta dos sócios não é apenas ter uma comic con com a CCXP. A ideia é fomentar o mercado. “Não é algo só para as pessoas se divertirem. A CCXP é market maker. E acreditamos que quanto mais o mercado crescer, melhor para todo mundo”, declarou. Tanto é que eles têm classificado o evento como um festival de cultura pop, que consegue aliar o apelo junto ao público – recordista em convenções do gênero no mundo –, o interesse dos patrocinadores e mais um potencial de vendas significativo. Os sócios também estão frisando mais a marca CCXP, em vez de Comic Con Experience.

O CEO do Omelete Group apresentou os números da CCXP, que abre nesta quinta-feira, 07, e vai até o domingo 10. No ano passado, a convenção conseguiu a marca de 196 mil visitantes, a expectativa deste ano é superar 220 mil. Com as vendas online encerradas, esse número já está assegurado. No entanto, ainda há ingressos à venda nas bilheterias. Com isso, o evento bate mais uma vez recorde de público. A segunda maior comic con do mundo é a de Nova York, que reuniu 184 mil pessoas.

Outros números da CCXP mostram a valorização desse festival. Em 2014, o evento atraiu 70 marcas. No ano seguinte, 107. Em 2016, 170. Para esta edição, há 180 marcas presentes. A receita gerada para os expositores saiu de US$ 3 milhões em 2014 para estimados US$ 14,8 milhões na CCXP 2017. A média de gastos por pessoa subiu de US$ 31 há três anos para US$ 70 (expectativa atual). O montante calculado sobre a mídia gerada também deu um salto: de US$ 30 milhões em 2014 para US$ 80 milhões esperados para esta edição.

Spoiler Night

Nesta edição, a CCXP abriu suas portas para uma noite de “spoilers”. Ou seja, dando chance para que algumas pessoas pudessem conhecer antecipadamente as atrações da convenção deste ano. A Spoiler Night foi uma das novidades do evento. Com um número bem reduzido de participantes – em comparação ao volume gerado em todos os quatro dias do evento –, era possível participar das ações criadas pelos expositores como tentar ganhar o porquinho Okja, na Netflix (do filme homônimo, uma produção original da empresa), tirar fotos em tronos ambientados na história de Game of Thrones (HBO) ou na dos Simpsons (Fox), participar de uma “aventura” em ambientação do filme Jumanji (Sony), ou comprar antecipadamente produtos da Harry Potter Store, loja que teve layout aprovado pela própria autora da saga, JK Rowling.

A CCXP 2017 tem uma área grande para games, a Game Arena, onde acontecerão finais de alguns campeonatos. Lá também serão apresentados pela primeira vez os times do Corinthians e do Flamengo de League of Legends. Sem falar da programação, que inclui a homenagem à atriz Fernanda Montenegro, que estará no evento na sexta-feira.

Leia mais sobre as novidades da CCXP 2017 em reportagem que publicamos no mês passado. E confira a campanha desta edição aqui.

 

Lena Castellón

CCXP 2017

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