El Ojo 2018

Fernando Machado em 'Ten miedo. Pero hazlo'

02.11.18

No segundo dia do El Ojo de Iberoamérica, Fernando Machado, Chief Marketing Officer Global do Burger King, ministrou a palestra "Tenha medo, tenha muito medo, mas faça".

Machado encorajou o público a ousar e dar espaço a ideias 'mais malucas'.

O executivo - como sempre, vestido com uma camiseta do Burger King - falou sobre o início de sua carreira, na Unilever, como estagiário, até chegar ao comando de Dove, e de seu ponto mais alto, que foi a mega premiada campanha Real Beauty Sketches, destacando depois sua mudança para o Burger King, cinco anos atrás.

Em seguida, destacou e destrinchou cinco pontos que considera cruciais para alcançar sucesso trabalhando para uma marca:

Understand your brand

Create a great brief

Let the idea grow

The biggest risk is nota taking any risk

One team

"O objetivo é criar uma identidade, de modo que quando as pessoas virem algo possam dizer: 'isso é Burger King', e nos reconheçam como uma marca. Os fãs de Burger King estão acima da média em reconhecimento da marca. Inclusive quando rimos de nós mesmos, como no caso da campanha 'Burning Stores'".

"Nightmare King é um projecto deste ano onde procuramos criar um hambúrguer que te desse pesadelos. Transformamos uma loja em Madri em uma Casa do Terror".

"Claro que temos medo, muito, mas fazemos as coisas. E quando apresento ideias para o board da empresa e eles dizem 'Vamos fazer isso amanhã', descarto rapidamente a ideia. Hoje mesmo apresentei uma nova campanha para promover nosso serviço de Delivery, chamada Car Crashes, e ela se resume a cartazes, a serem fixados nos pontos de vendas de BK, com imagens reais de carros que perderam o controle e bateram em lojas da rede".

"O mais importante é formar um só time, anunciante e agência. O cliente deve ter a mesma visão e o mesmo senso de criatividade".

Nos últimos quatro anos, BK conquistou nada menos do que 94 prêmios no Cannes Lions e teve um aumento de 10% em seu valor de marca.

A cobertura do El Ojo 2018 pelo Clubeonline tem o patrocínio da Publicis Brasil.

El Ojo 2018