Cannes Lions 2016

Polêmica: app que não funciona ganha Leão

22.06.16

A Apple tirou do iTunes um aplicativo horas antes de o trabalho ganhar um Leão de Bronze no Festival de Cannes, em Promo & Activation.

A exclusão veio depois que um blogger de tecnologia acusou o app "I SEA" - projetado para ajudar os usuários a encontrar migrantes que cruzam o Mar Mediterrâneo - de ser "fake". A agência responsável admitiu que o produto está ainda em fase de testes e não está pronto para distribuição ao público.

Criado pela Grey de Singapura, para o serviço de resgate de migrantes Migrant Offshore Aid Station (MOAT), o aplicativo ganhou cobertura da mídia já antes mesmo do Festival ter início. Mas a atenção negativa começou depois que um blogueiro anônimo de tecnologia tuitou: "Eu sabia intuitivamente que este app era falso depois de usá-lo por 20 segundos."

Na inscrição, em Cannes, a agência descreveu o trabalho como "um aplicativo móvel que, com a colaboração da e-Geos Satellite Imaging Company e do Migrant Offshore Aid Station, colabora na busca por migrantes e refugiados que estão cruzando o Mar Mediterrâneo em barcos sem condições de navegar."

A Grey de Singapura também divulgou um videocase (assista abaixo) para promover o app.

O conceito é inspirador, mas, segundo a Adweek, quem tentou usar o aplicativo descobriu que ele não era funcional. O principal problema diz respeito a um recurso de GPS que prometia fornecer imagens em tempo real das áreas no mar Mediterrâneo onde os migrantes poderiam ser localizados, mas em vez disso, repetidamente reproduzia a mesma imagem estática da água.

"O aplicativo I Sea é real e foi projetado pela Grey for Good, em Singapura, o nosso braço de comunicações filantrópicas, que tem uma grande reputação trabalhando para muitas causas dignas em todo o mundo", disse um porta-voz da rede Grey à Adweek. "Nós dissemos que o app estava em uma fase de testes, e houve alguns problemas de satélite. Por alguma razão, um desconhecido desenvolvedor levantou a história de que o aplicativo é falso ou uma farsa. O Grey Group (...) adere aos mais altos padrões de ética", garantiu o porta-voz ao veículo.

Depois que a controvérsia começou, um representante da organização Moat contou à publicação britânica The Register que a "Migrant Offshore Aid Network não desenvolveu o aplicativo com a Grey for Good. (...) Tudo o que podemos dizer, em nome dos desenvolvedores, é que o aplicativo provavelmente pareceu interessante em forma de conceito, mas falhou miseravelmente na execução. Fomos convidados a apoiar o lançamento do aplicativo, só no conceito. Por isso, fomos incluídos em um comunicado de imprensa".

Fontes com conhecimento direto do assunto disseram à Adweek que o aplicativo foi destinado a funcionar como o prometido, e as partes envolvidas na sua criação ainda estão trabalhando em um acordo com a empresa de satélite para produzir imagens em tempo real.

Adweek procurou o departamento de PR do Cannes Lions para solicitar um comentário sobre o assunto e vai atualizar a matéria, se e quando a organização responder.

Leia matéria na íntegra aqui.

Leia tudo no #ClubeinCannes.

Cannes Lions 2016