Festival do Clube 2018

Fernando Campos: provocativo, mas com propostas. Dia 22

19.09.18

Um painel provocativo, até capaz de criar desconforto, mas com propostas. É desta maneira que Fernando Campos, sócio e diretor de criação da Santa Clara, define sua apresentação no primeiro dia do Festival do Clube.

Com o título “Por que as agências vão derreter antes das calotas polares”, o painel irá discutir o modelo de negócios da publicidade.

Há quantos anos temos parado nos corredores, nos intervalos de eventos, nos coffee breaks de júris e falamos mal do negócio? É um velório infinito”, diz Campos, que foi presidente do Clube de Criação por quatro anos. A ideia é provocar o mercado a parar com esse velório. “Temos de discutir o que fazer, do ponto de vista operacional, do ponto de vista comercial. Herdamos o modelo de negócios de outras gerações e está na hora de assumirmos que temos um problema”, emenda.

Sem entregar o conteúdo de sua apresentação, Campos invoca a imagem  da reação de um observador estranho diante das queixas dos líderes da indústria. Ou seja, é uma conversa provocativa que pretende ter com a plateia. “Se a gente não se afasta do problema, não consegue olhar de forma pura para o cenário. Isso é até uma característica humana”, explica.

É também como acontece com alguns casamentos, pontua. Se a relação não está indo bem, existe a tendência de falarmos que é só uma fase. “Às vezes é só mesmo uma fase, mas pode ser algo sistemático. A gente pode tentar negar ou até empurrar o problema para frente, mas ele existe”.

Campos fará analogias em sua apresentação para gerar reflexões – e divertir um pouco. Os pontos que levantar podem gerar desconforto, mas ele também levará propostas de renovação para o palco. “O primeiro passo é reconhecer que temos um vício. O segundo é discutir como atacar o problema”. Afinal, a intenção não é ficar falando mal do negócio sem procurar apresentar soluções.

Para saber que propostas são essas, só in loco. O painel Por que as agências vão derreter antes das calotas polares acontece no sábado 22, entre 18h10 e 19h10, na Cinemateca.

Lena Castellón
Confira a programação do Festival do Clube 2018aqui.

Festival do Clube de Criação

Quando: Setembro, 22, 23 e 24 - 2018 - sábado, domingo e segunda-feira

Local: Cinemateca Brasileira - São Paulo – Brasil

Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino