arrow_backVoltar

Betsy Ross Flag

Nike não libera lançamento de tênis com antiga bandeira dos EUA

03.07.19

A Nike decidiu adiar o lançamento do modelo Air Max 1 "Betsy Ross Flag", que estaria disponível para compra em território norte-americano a partir do dia 4 de julho, Dia da Independência dos EUA.

O tênis contém, em seu calcanhar, um modelo da bandeira norte-americana criada durante a revolução, com 13 estrelas brancas. Mas a flâmula tem outro significado para alguns norte-americanos, já que grupos de extrema-direita a reivindicaram como um símbolo de sua causa. Além disso, ela tem sido criticada por evocar uma época em que a escravidão ainda era predominante nos EUA.

"A Nike optou por não liberar o Air Max 1 Quick Strike Fourth of July, pois apresentava uma versão antiga da bandeira norte-americana", disse Mark Rhodes, porta-voz da empresa.

O ex-jogador de futebol americano Colin Kaepernick, que protagonizou premiada campanha da Nike no ano passado (leia aqui), esteve entre as pessoas que pediram à gigante de artigos esportivos para suspender o lançamento, de acordo com o Wall Street Journal.

 

Betsy Ross Flag

/