Boas práticas

Com apoio da Ampro, ABA lança guia voltado a live marketing

23.07.19

A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) disponibiliza mais um Guia de Boas Práticas para o mercado. Em abril, havia lançado o volume voltado para a relação entre agências de publicidade e anunciantes (veja aqui). Nesta terça-feira (23), a entidade apresentou o Guia ABA de Boas Práticas do Relacionamento entre Agências de Live Marketing e Clientes.

Produzido com apoio da Associação de Marketing Promocional (Ampro), o documento visa promover o relacionamento ético e transparente entre as duas partes. O guia observa que as especializadas em live marketing estão passando por mais processos de concorrência - e nem sempre eles são bem estruturados. O chairman da Ampro, Celio Aschcar Jr, afirmou que é preciso um mercado mais sustentável. Daí, a importância de um guia de boas práticas.

A presidente da ABA, Sandra Martinelli, disse que o novo produto tangibiliza o propósito da entidade que é mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade. O documento foi produzido pelo Comitê de Sourcing da associação em parceria com a Q&A Associados.

O guia dirigido para o live marketing reúne uma série de recomendações para a busca e seleção de agências. A área é definida como aquela em que se inserem ações, campanhas e eventos que aconteçam ao vivo na relação do consumidor ou shopper com marca, produto ou serviço. Eventos, feiras, promoções, ativações, marketing de incentivo e trade marketing são as principais ferramentas adotadas pelo segmento. O documento mostra, entre outros itens, como se dá um processo de concorrência e apresenta parâmetros de julgamentos de propostas.

Para fazer o download dos dois guias de boas práticas - o das agências de publicidade e o de live marketing -, clique aqui. A ABA lançará outros documentos semelhantes ainda neste ano.

Boas práticas