arrow_backVoltar

CCXP 2019

Evento entra para o calendário do Batman 80 e traz tema em credenciais

14.08.19

A CCXP 2019 entrou para o calendário oficial das comemorações pelos 80 anos do Batman, celebração organizada pela DC Comics. O evento terá o personagem como tema das credenciais, que são realizadas em parceria com o patrocinador Telecine. Essa é a primeira ação comemorativa anunciada pela CCXP, que acontece entre os dias 5 e 8 de dezembro, na São Paulo Expo.

São sete as reinterpretações das artes clássicas do Batman, todas de autoria de Rodrigo Bastos Didier, ilustrador convidado pelos organizadores para criar as credenciais. No site da CCXP, há uma área exclusiva para os fãs do super-herói e nela estão as histórias de cada ilustração. No espaço serão divulgadas as atividades produzidas para a comemoração dos 80 anos do Batman.

Em São Paulo, uma das empresas sócias da CCXP está montando uma exposição dedicada ao Cavaleiro das Trevas. A Chiraoscuro Studios irá oferecer uma experiência imersiva no mundo de Gotham City entre os dias 05 de setembro e 15 de dezembro no Memorial da América Latina. A mostra Batman 80 - A exposição, que tem a parceria da Warner Brasil, também faz parte do calendário oficial das celebrações de aniversário do personagem (leia o que publicamos sobre a exposição aqui).

As credenciais da CCXP 2019 são:

Epic Experience – 1939/40, Clássico - Batman surge em 1939. A criação de Bob Kane e Bill Finger ganhou um companheiro de aventuras no ano seguinte: Robin. A imagem retrata o personagem em uma de suas primeiras jornadas no combate ao crime, em histórias sombrias como a personalidade do Homem-Morcego daquela época.
Full Experience – 1966 (TV) Adam West - A chamada “Era de Ouro” dos quadrinhos nos EUA terminou com uma verdadeira caça às bruxas: o livro “A Sedução do Inocente”, do psiquiatra alemão Fredric Wertham, acusava as HQs de levar à delinquência juvenil. A Dupla Dinâmica foi alvo de acusações. O resultado foi uma grande mudança no mundo dos quadrinhos e um retorno às histórias mais leves. Foi nesse contexto que a série do Batman ganhou as TVs do mundo com muitas cores, onomatopeias e humor camp, dando início à primeira onda da Batmania.
Quatro Dias – 1970, Neal Adams - No início da década de 1970, Neal Adams e o roteirista Dennis O'Neil assumiram a revista do Batman, que voltou a ter histórias mais urbanas, dramáticas e realistas. Era o retorno do Batman detetive, que no desenho de Adams ficou mais atlético e dinâmico.
Quinta – 1986, Frank Miller - O Cavaleiro das Trevas é um marco da cultura pop. Lançado nos EUA em 1986, conseguiu renovar o personagem (então com quase 50 anos), atrair um novo público para os quadrinhos e contribuir para que as HQs fossem vistas como leitura também de adultos e como arte. A obra de Frank Miller é até hoje uma das maiores influências dentro e fora dos quadrinhos.
Sexta – 1992 (TV), Série Animada - Na estreia do enorme sucesso do filme de 1989, que deu novo fôlego à Batmania no mundo, “Batman: A Série Animada” chegou às TVs em 1992 e rapidamente se tornou uma das mais fiéis representações do personagem fora das HQs. Produzida por Bruce Timm, Alan Burnett e Eric Radomski, com roteiros de Paul Dini, a animação estabelece o Batman em uma Gotham City art déco, com histórias complexas e visual sofisticado. Foi nessa série que surgiu uma das personagens favoritas dos fãs, a Arlequina.
Sábado – 2008 (Cinema), O Cavaleiro das Trevas - Why so serious? O segundo capítulo da trilogia de Christopher Nolan é constantemente citado nas listas dos melhores filmes americanos de todos os tempos. O filme ficou marcado pela interpretação de Heath Ledger no papel do Coringa, premiado com um Oscar póstumo de ator coadjuvante.
Domingo – 2000 (Atualidade), Jim Lee - Desde a saga de quadrinhos “Silêncio”, de 2002, o desenho de Jim Lee para o Homem-Morcego representa a interpretação moderna do personagem, encontrada tanto nos quadrinhos quanto em uma infinidade de produtos.

CCXP 2019

/