Segundo o ministro da Cidadania

Governo escolherá temas de filmes financiados com dinheiro público

22.08.19

Questionado nesta quinta-feira (22) sobre a suspensão de um edital com séries com temática LGBTQ+ para TVs públicas (leia aqui), Osmar Terra, ministro da Cidadania, afirmou que o governo federal vai escolher os temas dos filmes financiados com dinheiro público. Segundo ele, o critério será o "interesse da sociedade" pelo projeto, informa o jornal O Globo.

"Nós temos que discutir que direcionamento tem que ter, que temáticas têm que ser trabalhadas no cinema brasileiro, até para não ter filme que vá receber dinheiro público e que não tenha interesse nenhum para a sociedade", declarou Terra, que assinou nesta quarta-feira (21) portaria que suspendeu edital que pré-selecionou séries com temas LGBTQ+, entre diversos outros assuntos, leia aqui.

A suspensão ocorreu depois que o presidente Jair Bolsonaro criticou quatro dos filmes finalistas do edital, que concorriam pelas categorias "diversidade de gênero" e "sexualidade".

Depois do ocorrido, Henrique Pires, secretário de cultura, foi demitido e acusou o governo de censura.

Terra disse nesta quinta-feira que a saída de Pires "não tem relação" com a suspensão do edital e que o secretário "não vinha desempenhando seu trabalho como o governo gostaria".

Leia anterior sobre o assunto, aqui.

Leia matéria do jornal O Globo na íntegra, aqui.

Segundo o ministro da Cidadania