Festival do Clube 2019

HOJE!!! Hernán Ponce, uma história argentina

21.09.19

Sábado, 21 de setembro, das 19h30 às 20h45, na sala Facebook

Existem marcas argentinas que fazem parte da história da publicidade mundial. Uma delas é a Ponce, sobrenome de um dos criativos mais conhecidos do país: Hernán Ponce, palestrante do Festival do Clube 2019. Depois de construir carreira na Y&R, ele fundou em 1997, junto com Fernando Vega Olmos, uma agência que se tornaria emblemática e cuja reputação transcendeu fronteiras, especialmente por suas campanhas globais: a Vega Olmos Ponce.

Um dos trabalhos mais notórios da agência é a campanha de uma versão do desodorante Axe, da Unilever, o Axe 3, que ganhou o primeiro Grand Prix de Integrated do Cannes Lions, em 2007 (confira mais abaixo). Vega Olmos partiu para Madri, para fundar a Lowe Latina (Lola), em 2007, e vendeu suas últimas ações em 2008, encerrando um importante capítulo da empresa. Com o desligamento do antigo sócio, a agência se transformou em Ponce Buenos Aires. Nessa época, ela já fazia parte da Lowe Worldwide, hoje MullenLowe Group, onde permanece. Hernán Ponce continuou presidindo a operação e desempenhando o papel de CCO.

Escolhido para integrar a Global Power List, da Campaign, em 2010, Ponce recebeu de Juan Cabral, outro argentino notório da indústria de comunicação, um comentário sobre a inclusão do conterrâneo na lista de 100 nomes influentes da publicidade, mídia e do marketing. Cabral declarou que existiam, na ocasião, “muitos semi-deuses da publicidade argentina, mas poucos ultrapassaram a barreira dos dez Leões, como Hernán Ponce”. De fato, o número passa de 30, a maioria com campanhas para TV. E muitos com o cliente Axe, para o qual a agência desenvolveu diversos trabalhos globais, como "Metamorphosis" e "Chocolate Man".

Ponce, que iniciou sua trajetória como redator, vai contar parte de sua história como criativo e empreendedor em sua palestra “Brasil, te digo qué se siente” (referência a um cântico que virou marca da torcida argentina na Copa do Mundo do Brasil, em 2014, o “Brasil, decime qué se siente”). É comum ouvir entre os líderes da publicidade argentina que eles têm expertise de sobreviver a crises. Foram tantos os percalços políticos, econômicos e sociais que muitas empresas conseguiram se manter graças a clientes internacionais.

Vou falar da relação entre a situação econômica argentina (não somente atual como histórica) e a produção da nossa agência”, diz. No painel, que será no primeiro dia do Festival, Ponce irá ilustrar seu ponto de vista com campanhas recentes e do passado. “Não apenas de Axe, como também de outras marcas da Unilever, como Fruttare. E também trabalhos para Fox Premium, Fox Sports, Telecom Personal, Nestlé Waters e Nat Geo”. E, no meio de tudo isso, “algumas surpresas”. O Festival do Clube acontece entre os dias 21 e 23 de setembro na Cinemateca.