arrow_backVoltar

Twitter x Trump

Post de Trump sobre conflitos em Minneapolis leva a alerta de violência

29.05.20

A tensão entre Twitter e Donald Trump, presidente dos EUA, promete subir mais nesta sexta-feira, 29. Horas depois de Trump ter assinado uma ordem executiva para fazer a revisão de uma lei que garante medidas protetivas para as redes sociais (leia aqui), um de seus tweets foi marcado pela rede, chamando a atenção dos usuários para mais uma suposta infração de regras.

O presidente americano publicou em seu perfil no Twitter mensagens a respeito dos conflitos em Minneapolis, que surgiram depois que um policial matou um homem de 46 anos, George Floyd, ao sufocá-lo com seu joelho sobre o pescoço da vítima. Protestos eclodiram e há três noites as cenas são de violência e incêndios. Na noite de quinta-feira, 28, supermercados foram invadidos e aconteceram saques.

Entre os tweets de Trump, que avisou que enviará a Guarda Nacional à cidade, está: "Esses bandidos estão desonrando a memória de George Floyd, e eu não deixarei isso acontecer. Acabei de falar com o governador Tim Walz e lhe disse que o Exército está com ele. Qualquer dificuldade e nós assumiremos o controle, mas, quando o saque começar, o tiroteio começará. Obrigado".

O tweet com a ameaça de que as forças de segurança irão atirar sobre pessoas provocou uma onda de críticas na rede. A empresa marcou a mensagem do presidente americano com o alerta de "glorificação de violência", que pode excluir posts, segundo as regras da companhia. Mas o aviso mostra que a mensagem pode ser lida por quem quiser: "Este tweet violou as regras do Twitter sobre enaltecimento à violência. No entanto, o Twitter determinou que pode ser de interesse do público que este tweet continue acessível".

A sinalização desta sexta-feira é diferente da utilizada pela rede na terça-feira, quando Trump recebeu a primeira marca. Naquele dia, o presidente dos EUA escreveu que o sistema de votação pelos correios - que é permitido - nada mais é do que "substancialmente fraudulento". Abaixo desse post, o Twitter colocou um alerta de fact check, dando a entender para o público que há informações verdadeiras a respeito desse sistema (leia aqui). No post sobre Minneapolis, a ferramenta esconde a mensagem original e indica ao usuário que ela poderá ser vista a seu critério. Ou seja, o texto fica escondido.

O alerta do Twitter sobre o post de Trump pode ser visto em português de maneira automática.

 

 

Twitter x Trump

/