arrow_backVoltar

The Climate Crisis

Fonte permite visualizar efeitos de mudanças climáticas

14.01.21

Para que as pessoas possam visualizar os efeitos das mudanças climáticas, o jornal finlandês Helsingin Sanomat desenvolveu a fonte "The Climate Crisis".

A espessura das letras varia, buscando refletir o impacto do clima no derretimento do gelo marinho ártico, de acordo com dados do National Snow and Ice Data Center (NSIDC).

"Nossa missão é tornar questões complexas compreensíveis e queríamos apoiar as conversas sobre mudanças climáticas com algo concreto e que fosse entendido instantaneamente. Estamos distribuindo a fonte gratuitamente e esperamos vê-la em uso em outros lugares também", declara Tuomas Jääskeläinen, diretor de arte do Helsingin Sanomat.

A fonte foi desenvolvida em conjunto com TBWA\Helsinki e os designers Eino Korkala e Daniel Coull e está disponível para download, aqui.

"Para evitar dúvidas, usamos dados baseados em imagens de satélite. Desta forma, fomos capazes de criar uma das primeiras fontes orientadas a dados. O mecanismo de fonte variável OpenType permitiu que o layout seguisse perfeitamente os dados", comenta Juhana Hokkanen, diretor de inovação da TBWA\Helsinki.

Confira o vídeo que apresenta a iniciativa, aqui.

 

The Climate Crisis

/