arrow_backVoltar

Technically Illegal

Criação da Droga5 questiona sistema de justiça nos EUA

30.04.21

A cada quatro minutos, alguém em liberdade condicional é colocado atrás das grades nos EUA por uma violações técnicas - coisas que a maioria das pessoas faz com frequência sem perceber, como cruzar fronteiras estaduais ou estar fora de casa depois das 21 horas.

Esse sistema, que afeta 4,5 milhões de norte-americanos, inspirou Meek Mill, Jay-Z, Michael Rubin e outros a criarem a fundação Reform Alliance, com a missão de reduzir drasticamente o número de pessoas que são injustamente mantidas sob o controle do sistema de justiça criminal.

Para tanto, a Droga5 criou para a entidade uma plataforma de marca chamada "Give Life Back", que se propõe a provocar compaixão por aqueles afetados pelo sistema e mostrando como as violações técnicas roubam semanas, meses e até anos da vida das pessoas, mantendo-as presas, afetando não apenas elas próprias, mas todos os seus familiares.

Para lançar a nova plataforma, a agência criou o filme "Technically Illegal" (assista abaixo), que começa alertando os espectadores de que o que está prestes a ser exibido é "tecnicamente ilegal". Em seguida, as cenas mostram pessoas em liberdade condicional fazendo coisas que aparentemente não parecem ilegais, atos cotidianos.

A ideia é defender o quão injusto é exigir que aqueles que cumpriram sua pena (e aqueles que foram colocados em liberdade condicional sem nunca terem ido para a prisão) vivam a vida como se ainda estivessem atrás das grades.

 

Technically Illegal

/