arrow_backVoltar

Racionais, Dilsinho e Jota Quest

YouTube e Pacto Global da ONU pela Agenda 2030

06.12.21

Em parceria com a Rede Brasil do Pacto Global da ONU, o YouTube Music convidou os grupos Racionais MCs e Jota Quest e o cantor Dilsinho para se apresentarem neste mês em lives na plataforma com o objetivo de conscientizar a população sobre os impactos da pandemia e a Agenda 2030 da ONU em três esferas: Fome Zero e Agricultura Sustentável, Saúde e Bem-estar, e Educação de Qualidade. Elas estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os ODS buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, entre alguns dos desafios destes tempos. O Pacto Global da ONU tem atuado com o setor privado nessa agenda.

Quem dá início ao projeto é Dilsinho, que se apresenta no dia 09 em seu canal. O ODS que irá apoiar é o de número 2, relativo ao combate da fome. A ONG Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, criada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, receberá recursos para compras de cestas básicas que beneficiarão cerca de 25 mil pessoas, ou mais de 6 mil famílias, do Norte, Nordeste e Sudeste. Dentre os beneficiados, estão as famílias do Palcos do Rio, projeto cultural, comunitário e educativo apoiado pelo cantor.

Depois, no dia 14, será a vez dos Racionais. O grupo volta a se apresentar após dois anos afastados dos palcos. O especial incentiva o ODS 3, de saúde e bem-estar. O objetivo busca, por meio da telemedicina, atender a maiores de 18 anos para questões de saúde mental. Em parceria com o Zenklub, a maior plataforma digital de saúde mental do Brasil, e a ONG Movimento Saber Lidar, mais de 2 mil pessoas, das regiões Sul e Centro-Oeste, serão beneficiadas, com mais de 6 mil sessões a serem realizadas. Já com o Movimento #MenteEmFoco, o Pacto Global da ONU seguirá capacitando empresas brasileiras, especialmente de pequeno e médio portes, para a implementação de práticas de saúde mental em suas operações.

No dia 21, para aumentar o conhecimento em torno do ODS 4 (educação de qualidade), o Jota Quest fará a live em seu canal beneficiando a Pré Enem Morro do Papagaio (Pemp). Os alunos e alunas da comunidade Morro do Papagaio (BH) e do ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) receberão educação preparatória para o Enem, vale-gás, internet, alimentação, apoio para as provas (material, transporte e lanche) e suporte na realização de matrícula nas faculdades (documentação e informações sobre bolsa de estudo), além de atividades extras como yoga e teatro.

Além do oferecimento do projeto, que se estenderá para outros ODS em 2022, com a participação de mais artistas e ONGs, o YouTube Music doou R$ 1,4 milhão para as causas selecionadas pela ação. A quantia será dividida entre as iniciativas.

"Este é um projeto muito especial para o YouTube. Nós estivemos ao lado dos brasileiros como um espaço de acolhimento, ensino e comunidade nesses quase dois anos de isolamento social e, agora, decidimos estar ao lado das pessoas na retomada. Temos um longo caminho pela frente, mas entendemos essa iniciativa como um bom começo", declara Walter Venício, gerente de parcerias musicais do YouTube para América Latina.

Só com união conseguimos alcançar os ODS. E essa parceria com Google, YouTube e artistas tão importantes é motivo de muito orgulho para o Pacto Global. Impactar pessoas é fundamental para essa agenda e é justamente o que buscamos com esse projeto”, afirma Otavio Toledo, head de comunicação e marketing da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

Confira as lives

Dilsinho em apoio à Fome Zero
Quando: 09/12
Onde: Canal do Dilsinho no YouTube
Horário: 19:00

Racionais em apoio à Saúde e Bem Estar
Quando: 14/12
Onde: Canal do Racionais MC's no YouTube
Horário: 19:00

Jota Quest em apoio à Educação de Qualidade
Quando: 21/12
Onde: Canal do Jota Quest no YouTube
Horário: 19:00

Racionais, Dilsinho e Jota Quest

/