Cannes Lions 2022

Papo com Jurados: Max Geraldo / Health & Wellness

17.06.22

Papo com os Jurados – Cannes Lions 2022

Max Geraldo, CCO da BBDO Canadá. Jurado brasileiro pelo Canadá de Health & Wellness.

Clubeonline - O Cannes Lions volta a ter uma configuração mais parecida com a que conhecíamos antes da pandemia. Você espera encontrar mudanças nesta edição presencial?

Max Geraldo - Pela minha experiência, Cannes nunca teve dois anos iguais. Isso porque a comunicação está em permanente mudança e se quisermos que o festival reflita de alguma forma a realidade do nosso mercado, ele tem que estar em permanente evolução. Nesse aspecto, ponto pra Cannes. Em um período em que as transformações foram aceleradas pela pandemia e os seus efeitos na sociedade, é de se esperar que se reflita no festival. Seja pelas temáticas, pelo uso de tecnologias, pelo reflexo político das decisões que as marcas tomam, e tantos outros fatores que impactam a cultura em tempos de crise. Se sairmos de Cannes com a sensação de que nada mudou, está errado.

Clubeonline - Quais expectativas para sua categoria, tanto em termos globais quanto em termos de Brasil?

MG - Tem muito trabalho bom em Health and Wellness. Trabalhos transformadores, marcantes, relevantes mesmo. Tem sido uma delícia julgar essa categoria. Talvez seja a que mais tenha evoluído criativamente e ainda a com maior potencial para evoluir. É uma indústria que cresce e que cada dia é mais importante na vida cotidiana de todos nós, então faz sentido que a criatividade seja um fator de diferenciação num mercado que prospera e fica mais competitivo também. Isso sem entrar em questões específicas como a transformação que a pandemia impôs à categoria inteira. Ainda é cedo pra saber como o Brasil vai se sair em Health & Wellness, mas tem trabalhos muito interessantes e competitivos.

Clubeonline - Você acredita que o resultado de Cannes irá de alguma forma refletir mudanças que a pandemia causou no mundo e, consequentemente, na comunicação?

MG - Como eu disse, espero que sim. Quanto mais sentirmos a mudança, mais forte a sensação que a nossa indústria se aproxima da realidade das pessoas.

Clubeonline - Diversidade e inclusão, balizas na construção de uma sociedade melhor e, consequentemente, de um novo mercado de comunicação, devem ser percebidas com ainda maior ênfase nas campanhas de 2022?

MG - Absolutamente! No ponto de vista do trabalho inscrito, pode-se perceber que está mais presente em algumas sociedades que em outras, mas podemos afirmar que é global. Se o Cannes Lions conseguir, mesmo, refletir os avanços que estas pautas fundamentais têm na sociedade, veremos cada vez mais e mais pujante, ano após ano. Volto lá para o comecinho da entrevista - se o festival não refletir esse movimento, está errado.

Clubeonline: Da programação de palestras, reduzida este ano, algo chamou sua atenção?

MG - Infelizmente estarei por menos tempo este ano, então vou ser obrigado a perder coisas que eu tento nunca perder, como o New Creators ShowcaseTambém, sempre curti muito assistir às apresentações de Titanium e Innovation mas serão virtuais este ano de novo. Faço sempre uma listinha e nunca consigo cumprir o que eu mesmo me proponho. Mas aqui vão alguns eventos que eu gostaria de ver:
- "Celebration Vs Cultural Appropriation". O tema é essencial e eu tenho muito que aprender sobre ele.
- "It’s Not Climate Change, It’s 'Everything Change'". Curioso para ver o que vai ser esta discussão com a Txai Suruí.
- Quero ver a Patricia Corsi, que é nossa cliente na BBDO e Presidente do júri de Health and Wellness, em "Consumer Healthcare and How Creativity Can Make Us Healthier".
- Quero ver o David Carson em "How to Do You Best Creative Work AND Get It Approved", porque eu sou fã dele. Não sei bem o que esperar.
- "The Mirror Only Has One Face" com a Issa Rae e a minha amiga Liz Taylor.
- "CMOs in the Spotlight - The Lego Group, L’Oreal". Adoro a Lego.
- "Creativity as an Unfair Advantage". Sei lá, curti o título desta palestra. Quero ver o que é.
- "No Idea is Too Big", com o David Droga, um dos pensadores mais esclarecidos da nossa indústria e é sempre bom ouvi-lo, concordando ou não com o que ele tem a dizer.

Leia anterior, com Laura EstevesECD da Galeria, nossa jurada de Print & Publishing, aqui.

A cobertura do Cannes Lions 2022 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Asteroide, Canja Audio Culture, Côrtes e Companhia, Fantástica, Google Brasil, MugShot Produtora de Som, Publicis Brasil, Wunderman Thompson e Smiles.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2022