arrow_backVoltar

100 anos

Folha de S.Paulo comemora centenário

19.02.21

O jornal Folha de S.Paulo comemora 100 anos nesta sexta-feira (19) e realiza diversas ações para marcar o centenário (confira o calendário com todas as iniciativas, aqui).

Entre as novidades, estão o lançamento da cátedra Otavio Frias Filho, na USP (focada em estudos relacionados a jornalismo e democracia) e um programa de treinamento voltado para jornalistas negros.

Outros destaques incluem a abertura de uma exposição na sede do jornal, edições especiais do podcast "Café da Manhã", estreias de colunistas em diversas editorias, a apresentação de nova edição do Manual da Redação e o lançamento da Coleção 100 Anos de Fotografia, em dez volumes com imagens do acervo do jornal.

Fundada por Olívio Olavo de Olival Costa e um grupo de jornalistas que atuaram anteriormente no jornal O Estado de S. Paulo, a publicação estreou com o nome de Folha da Noite. Em 1925, foi lançada a Folha da Manhã. Na década de 1940, um terceiro título, Folha da Tarde, chegou ao mercado. Três décadas depois, o trio de publicações foi unificado sob a marca Folha de S.Paulo.

Em 1962, o jornal foi comprado por Octavio Frias de Oliveira - que assumiu a linha editorial do título - e por Carlos Caldeira Filho (que deixou a operação em 1990).

100 anos

/