arrow_backVoltar

20 canais, um só app

Prime Video se posiciona como ‘agregador de conteúdo’

25.04.24

Uma pesquisa apresentada pelo Prime Video Brasil revelou que o consumidor assina, em média, 4,2 serviços de streaming. Mesmo assim, isso gera frustração porque muitas vezes ele perde tempo na tentativa de encontrar algo que lhe agrade naquele momento. Outro dado mostra que 77% dos usuários desses serviços desejam simplificar o acesso.


Esse foi o tom de um evento organizado pela plataforma em São Paulo na noite desta quarta-feira, 24. O Prime Video Showcase abordou novidades das produções e destacou o posicionamento da empresa como plataforma de streaming e “agregador de conteúdo”.


Paulo Koelle, head do Prime Video América Latina, fez uma análise dos quase oito anos de existência da plataforma na região e no Brasil. Em 2016, poucos títulos, entre filmes e séries, estavam disponíveis no menu. Hoje, a plataforma conta com cerca de 40 produções brasileiras originais e exclusivas, uma oferta que passou a ser feita para o consumidor em 2020. Além disso, são destaques no menu as transmissões esportivas, com a Copa do Brasil (com exibição desde 2022) e com jogos da NBA (que entraram no cardápio a partir da temporada 2022/2023). A audiência mensal, de acordo com ele, passa de 20 milhões de pessoas.


Ao avaliar o mercado como um todo, Koelle disse que há uma oferta muito ampla, o que não significa satisfação plena do consumidor. Ele mencionou um estudo feito na Inglaterra que indicou que os assinantes de streaming perdem duas horas por mês procurando algo para assistir. “São muitos aplicativos para a pessoa acionar. Está ficando complexo ver um conteúdo. Por isso, com nossos parceiros, queremos ajudar o assinante”, afirmou.

Com um modelo redefinido em 2020, o Prime Video estabelece sua estratégia em três frentes, que estão evoluindo, como salientou Koelle. “Nós nos organizamos na oferta de conteúdo pela assinatura do Prime. Também temos o serviço adicional de canais, que estão entre as principais preferências do consumidor, como Telecine, Max e Combate, tudo dentro do mesmo app. E a terceira parte é para quem ama filmes. São mais de sete mil títulos à disposição para alugar ou comprar”, explicou. Parte dessas produções entra no cardápio pouco depois do lançamento nos cinemas.

Um aplicativo, uma senha

Head do Prime Video Brasil, Louise Faleiros reforçou esse posicionamento, ressaltando que a plataforma é atualmente “um grande destino de entretenimento”. Como agregador de conteúdo, conta com mais de 20 canais disponíveis no aplicativo, que podem ser acessados com um único login e uma única senha. Os acordos feitos com essas empresas dão liberdade para que elas decidam como irão operar dentro da plataforma.

Louise demonstrou como o brasileiro é conectado aos conteúdos do serviço. Segundo ela, o país faz parte do Top 5 em número de assinantes da plataforma no mundo. É também um dos mercados que mais se engajam com as produções e transmissões da empresa. Entre as séries, um dos destaques é "The Boys", em que o Brasil representa o segundo maior fandom.

Das produções brasileiras, “Cangaço Novo” é um dos maiores sucessos - em breve, as filmagens da segunda temporada serão iniciadas, informaram os executivos do Prime Video. O esporte também está rendendo muita audiência para a plataforma. “Fizemos grandes investimentos e as transmissões estão entre os conteúdos mais vistos no ano passado”, disse Koelle.

Por sinal, ele declarou que, desde 2019, foram investidos mais de R$ 5 bilhões em conteúdos para o Brasil, entre as produções ficcionais - entre elas, as exclusivas -, documentais, as non-scripted (sem roteiro, como realities e atrações como os humorísticos) e o esporte. “Vamos continuar trabalhando com esse foco. Vamos investir mais. O cliente quer encontrar coisas novas”, emendou.

Maníaco do Parque, Dom, Fernando Meirelles

Quatro executivos estrangeiros estiveram no Prime Video Showcase. Francisco Morales (head of content strategy and acquisitions para a América Latina), Javiera Balmaceda (head of originals da Amazon Studios para os mercados de América Latina, Canadá, Austrália e Nova Zelândia), Ashish Ajwani (head of live/linear playback & operations) e Andrés Parada (head of international expansion for X-Ray, área que agrega conteúdo e informações para as produções que estão no menu).

Ajwani e Parada trouxeram um lado mais técnico das estratégias da empresa, entre elas uma função nova, que ajuda o assinante a fazer um “rewind” de uma partida que já está acontecendo, no caso de ter perdido o início do jogo, e as possibilidades do X-Ray, como descobrir a música que está tocando em determinado trecho de um episódio.

Morales abordou a diversidade de conteúdos e o fato de “Oppenheimer”, já estar disponível na plataforma, sendo o terceiro longa premiado com o Oscar de Melhor Filme que chega primeiro à plataforma (referindo-se à “Tudo em todo lugar ao mesmo tempo”, em 2023, e “No ritmo do coração”, em 2022).

Javiera tratou do conteúdo, apresentando primeiras cenas de algumas produções, caso de “Maníaco do parque”, filme que estreará este ano na plataforma e que traz como protagonista Silvero Pereira (interpretando o assassino real Francisco de Assis Pereira) e tem direção de Maurício Eça. Também foram mencionadas as séries “Dom”, que chega à terceira e última temporada no dia 24 de maio;Toda família tem”, criada por Jonathan Haagensen e Pedro Ottoni, e o programa de humor “LOL”, em sua quarta temporada, com a participação de integrantes do Porta dos Fundos.

Outra produção que deve chamar atenção do público é o novo longa de Fernando Meirelles (O2), “Corrida dos bichos, cujas filmagens começam provavelmente em maio. A direção é compartilhada com Ernesto Solis e Rodrigo Pesavento. A história está ambientada em um futuro distópico, em 2050. “É um grande filme. Mostra o Rio em um tempo em que não há água, está tudo deserto. Há um personagem que é líder de um grupo de resistência e que precisa disputar uma corrida para salvar a vida de sua irmã”, contou Javiera.

Ela adiantou que os efeitos visuais serão incríveis e que o elenco também vai cativar o público, acrescentando que logo o Prime Video vai divulgar mais informações a respeito da produção. Dois nomes já circulam no mercado, porém: Rodrigo Santoro e Isis Valverde.

20 canais, um só app

/