arrow_backVoltar

Alusão ao nazismo

Número de camisa da Alemanha será redesenhado

03.04.24

A Federação Alemã de Futebol (DFB) anunciou essa semana que o número quatro da camisa da Seleção da Alemanha será redesenhado, com o intuito de evitar alusão ao nazismo.

Usuários das redes sociais usaram um serviço online de personalização para desenvolver camisas com o número “44” e apontar a semelhança com o símbolo da Schutzstaffel (SS), organização do regime nazista. Em comunicado, a DFB informou que está desenvolvendo “um design alternativo” para o dígito.

Anteriormente, a marca de materiais esportivos Adidas, fornecedor dos uniforme da Alemanha, já havia informado que vetaria a personalização das camisas com o número 44 (que não é usado atualmente pelas seleções alemãs). Até então, os clientes podiam personalizar as camisas com um número, de 00 a 99 e um nome de até 10 letras.

Como empresa, nos opomos ativamente à xenofobia, ao anti-semitismo, à violência e ao ódio em qualquer forma”, declarou Oliver Bruggen, porta-voz da Adidas, a Reuters. Desde terça-feira (2), a opção de personalizar as camisas da seleção alemã foi removida dos sites da Adidas.

No final de março, a DFB anunciou que a Nike substituirá a Adidas como fornecedora dos uniformes da seleção alemã de futebol, a partir de 2027, colocando fim em uma parceria de 70 anos.

 

Alusão ao nazismo

/